147 vidas sem “selfies” e “lives”
Por | Marco Leite
Mais um dia se inicia, é dia de vacinação em Canoas, começamos a imunizar nossos idosos dos 73 anos e mais. Serão cerca de seis mil doses da CoronaVac (primeira dose) aplicadas em 20 postos da cidade.
Hoje não teremos aquele show pirotécnico do Drive-thru quilométrico e que parou o trânsito de nossa cidade, dizem que teve até congestionamento de “drones” para registrar a grandiosidade do evento.
Mas parece que hoje a coisa vai ser mais organizada e descentralizada e, muito cedo já começaram as fotinhos nas redes, as tais de “sefies” e logo virão as “lives”. Então, pouco se organiza e muito se aparece.
Quando a coisa é boa, como a vinda de leitos, os governantes vão para suas redes falar e encher a boca como salvadores da pátria.
Mas cadê as “selfies” e a “lives” para explicar que em 17 dias de março, do dia 02 até o dia 19, morreram 147 canoenses? Ou seja, uma média de 8,5 cidadãos por dia.
Eu, pelo menos, não vi uma palavra das autoridades sobre isso e, para não dizer que estou mentindo tem os boletins (foto) mostrando, os dados são do próprio governo. Portanto não existe invenção, mas nas redes o Prefeito fala que está tudo tranquilo: que está alinhado com o Governo Estadual, que vai flexibilizar o comércio (graças a Deus um juiz sensato não permitiu isso hoje), que estão chegando novos leitos (que só aparecem nas lives). Inclusive existe uma nova modalidade de “selfie”, a do álcool gel nos ônibus. O que deveria ser uma obrigação passou a novidade. Também com a dinheirama que o governo passa para a Sogal, o mínimo que podemos exigir é álcool gel, né?
E quadro de profissionais da saúde?
Os nossos heróis estão esgotados com o pouco efetivo, inclusive apareceu uma nova figura na pandemia o “fiscal de Upas e UBSs”, o governo fala em 3.380 profissionais inscritos para as 300 vagas disponíveis, mas contratados mesmo foram poucos mais de 20.
Quanto tempo vai demorar esse processo seletivo?
Muito estranho esse modo de governar para as “selfies” e “lives”, um governo que está passando o pano nos problemas e enaltecendo o pouco que tem sido feito.
Então, meus caros, hoje é dia de vacinação e esperamos que tenhamos resultados e, NÃO PRECISA REGISTRAR, BASTA VACINAR. Com isso dar oportunidades para a população fazer “selfies” com as pessoas que foram salvas pela imunização bem feita.
Pois 147 pessoas de Canoas não terão mais essa oportunidade, aliás, nem os direitos de despedida tiveram.
Por menos “selfies” e “lives”, mas com muitas vidas salvas!