Busato toma posse como secretário no Governo do Estado
Uma das principais lideranças políticas do Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato (PTB) retorna ao Governo do Estado à frente da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios. O político canoense, que acumula grande experiência no poder executivo e legislativo, tomou posse na manhã desta terça-feira, 23, em cerimônia virtual comandada pelo chefe do executivo estadual Eduardo Leite. O diálogo permanente com os municípios, associações regionais, entidades e as demais secretarias estaduais será uma das principais características do novo secretário que terá a missão de buscar soluções para o desenvolvimento das cidades. Para Leite, a articulação com os municípios é fundamental numa federação e a experiência de Busato será muito importante para intensificar ainda mais esse trabalho e, em breve, transformar a pasta na Secretaria de Desenvolvimento Urbano Regional e Metropolitano.
Além de já ter sido secretário estadual de Obras Públicas e deputado federal por três mandatos, Busato foi secretário municipal, vereador e prefeito da cidade de Canoas. “Me sinto muito honrado com a confiança do governador Eduardo Leite e tenho a certeza que vamos realizar um excelente trabalho. Desde que o meu nome foi anunciado tenho recebido inúmeras ligações de todas as partes do Rio Grande do Sul de lideranças entusiasmadas com o nosso novo desafio. Mesmo tendo ficado durante 4 anos à frente da Prefeitura de Canoas fico feliz em saber que o meu nome segue sendo lembrado com carinho em todo estado pelo trabalho que já realizamos”, declara Busato.
Em sua última eleição estadual, Busato ficou entre os 10 candidatos a deputado federal mais votado com mais de 130 mil votos. Ao longo dos 10 anos no Congresso Nacional, Busato conquistou 1,5 BILHÃO em investimentos para o Rio Grande do Sul. Entre os principais investimentos estão as mais de 200 escolas de ensino infantil e ensino fundamental construídas com recursos de emenda parlamentar. O petebista também destinou R$ 54 milhões para a saúde e R$ 37 milhões à agricultura. Já como secretário estadual de Obras, o trabalho de Busato foi responsável por levar água encanada para mais de 50 mil pessoas nas comunidades rurais do interior; a execução do maior projeto de reforma de escolas, com mais de 1.900 instituições beneficiadas; a retomada das obras das barragens Taquarembó e Jaguari e a conquista de recursos para a construção da barragem de São Sepé; além disso, esteve à frente da liberação do Catamarã, transporte hidroviário que liga Porto Alegre à Guaíba.
Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini