Sinprocan, “volta às aulas em maio só com vacinas”
“Somente uma reunião, contando com a participação de 12 profissionais, terminou com o saldo de quatro infectados. Imagine então um retorno de todos às salas de aula”
Júlio César Santos | Presidente do Sinprocan
A Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretária de Educação Sônia Maria Oliveira da Rosa. Está sinalizando com uma possível volta às aulas no próximo mês de maio. O executivo estima que no mês que vem, se os casos da pandemia derem sinais de queda será possível implementar um modelo híbrido. Com o retorno das aulas presenciais e remotas, seguindo protocolos rígidos e bem estruturados. A Prefeitura declarou, em alguns órgãos de imprensa, que tem trabalhado para deixar as 40 Escolas Municipais de Educação Infantil e as 44 de Ensino Fundamental prontas para receber estudantes e profissionais. Em um primeiro momento, a secretaria de educação afirma estar começando o trabalho de limpeza em cada uma das instituições de ensino do município.
LITÍGIO
Mas parece estar havendo um desacordo quanto ao retorno dos alunos e educadores ainda em maio, o presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Canoas (Sinprocan), Júlio César Santos, declarou que um possível volta às aulas só se dará se todos os profissionais de educação estiverem imunizados contra a Covid-19.
A categoria entende que não existe segurança para um retorno sem a vacinação dos trabalhadores. Os professores em assembléias decidiram que só iram retornar com os profissionais vacinados. Júlio César Santos diz que: “Ninguém está se negando a trabalhar, porém o risco é muito alto. Não é possível garantir a segurança dos profissionais sem vacina.”