Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Os 103 anos do homem do povo

Por | Edison Barcellos
Historiador e pesquisador

Se estivesse vivo hoje, Hugo Simões Lagranha completaria 103 anos de vida.
Ícone canoense, sem dúvida, um dos mais importantes políticos na história local, sendo impossível contar a história canoense sem mencionar seu nome inúmeras vezes.
Nascido na Fazenda São Félix em Alegrete em 9 de abril de 1918, ficou órfão aos dois anos de idade, passando a ser criado pelo seus tios. Ainda jovem, aos 11 anos de idade decidiu dedicar-se aos estudos, prestando concurso para o colégio militar de Porto Alegre. Tentou prosseguir carreira militar, da qual foi afastado aos 19 anos. Formou-se guarda-livros (contador) e foi designado Fiscal Tributário em Canoas em 1944.
Foi presidente da Associação Beneficente de Canoas de 1948 a 1962 e participou de seu Conselho Deliberativo até o fim de sua vida. Durante seu mandato na associação, foram doadas as terras pelo Doutor Décio Rosa para a construção do hospital.
O Hospital Nossa Senhora das Graças foi inaugurado em 1962, tendo Lagranha como um de seus maiores responsáveis.
A vida política de Hugo Simões Lagranha iniciou em 1951, quando concorre primeira vez a prefeito de Canoas, perdendo a eleição para o Coronel José joão de Medeiros Em 1956 foi eleito vice na chapa de Sezefredo Azambuja Vieira, onde admitia ter feito escola política.
Lagranha é eleito prefeito pela primeira vez em 1963, empossado em 1964, quando inicia sua trajetória de, ao todo, 20 anos à frente do executivo municipal.
É indiscutível a importância dele no combate aos alagamentos e cheias dos anos 60 do século passado. Enormes obras de infraestrutura foram realizadas durante suas gestões como, a construção de canais, diques, casas de bombas, termoelétricas e urbanização dos bairros.
Foi nomeado prefeito duas vezes durante o regime militar, quando se consolida importante liderança local. Teve profícua vida empresarial, destacando-se não só como gestor público, bem como, no setor privado. Não obstante, destaca-se sua atuação junto a sociedade civil, sendo fundador e membro importante de inúmeras associações, exemplo ao Canoas Tênis Clube.
Durante curto período teve atuação legislativa sendo vereador e Deputado Federal. Lagranha ainda foi eleito Prefeito de Canoas por mais duas vezes, através do voto popular. Casou-se por duas vezes, em dezembro de 1941, com Dathília Chincoli, com quem teve dois filhos, Eliane e Hugo Renato e em 25 de novembro de 1985, com Derna Maria Paim. Faleceu em 15 de abril de 2005 vitima de câncer.
Personagem autêntico, categórico, justo e memoriável, tornou-se patrono do Museu Municipal de Canoas em 2007, conforme lei 5182 de 10 de julho de 2007 e um exemplo a ser seguido na administração publica, ainda sem uma rua com seu nome na cidade.

CURIOSIDADE

Recebemos a informação do neto do Seu Lagranha, o Hugo Lagranha Neto, que os 103 anos são só no papel, mas na verdade ele falava que tinha um ano a mais, pois teria sido registrado um ano após o nascimento.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*