Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Parque é Saúde e deve estar sempre aberto

Por | * Rosaura Coronet

O Parque Municipal Getúlio Vargas, conhecido carinhosamente por Capão do Corvo, foi inaugurado no dia 13 de dezembro de 1980, na administração do então Prefeito Oswaldo Guindani. A área destinada ao Capão foi adquirida pela Prefeitura de Canoas da Sociedade Porvir Científica, dos Irmãos Lassalistas. Na época, O parque era uma Unidade do DDLR – Departamento de Desporto Lazer e Recreação, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte.

Podemos dizer que Guindani era um visionário pois na sua gestão também foram inaugurados o PEEG – Parque Esportivo Eduardo Gomes e o COM – Centro Olímpico Municipal.

Um dos indicadores de qualidade de vida de uma cidade são suas Praças e Parques, tanto a quantidade quanto a qualidade e ofertas de equipamentos e estruturas de esporte e lazer bem como a manutenção destes.

Uma cidade que se preocupa com sua comunidade mantém seus Parques e Praças em condições adequadas de uso e, em contrapartida, essa comunidade também deve cuidar e zelar dessas estruturas usando-as de forma adequada.

O Capão é um parque urbano com áreas verdes que proporcionam qualidade de vida para a população além de estruturas para a prática de Atividades Físicas e de Lazer.

O Parque exerce um papel fundamental na saúde e qualidade de vida dos Canoenses e, com sua ampliação em 2017, passou a ser referência de Lazer na Região Metropolitana.

Em função da pandemia o parque ficou fechado em 2020 por vários meses e neste ano, por mais de 40 dias. Na minha visão, manter o parque fechado é um prejuízo a saúde de todos, desde os pequenos até os idosos. A prática de Atividade Física é essencial para a manutenção da saúde, pois aumenta a imunidade e combate muitos fatores de risco como o sedentarismo, obesidade, hipertensão, entre outros. Praticar Atividade Física também contribui imensamente na saúde mental, ajudando a diminuir o estresse e a ansiedade, comuns neste período de distanciamento e fundamental para auxiliar no combate a depressão. O Parque também oferece a possibilidade do contato com a natureza, o verde, os pássaros, ar puro e sol. Contemplar a natureza por 60 segundos altera a química cerebral gerando alegria e, a alegria, é a frequência da cura.

As crianças também devem se movimentar diariamente é indicado que passem pelo menos 1hora em atividades como correr, saltar, pular, jogar bola entre outras atividades relacionadas. Essas atividades estimulam o desenvolvimento das células que formam o tecido ósseo e muscular. O cálcio deve ser “depositado” nos ossos como uma poupança, até os 19 anos, depois é correr atrás do prejuízo.

Como estará essa geração daqui a 10 anos?

Deixo aqui uma reflexão: durante mais de um ano estamos cuidando da doença com todos os cuidados e indicações necessários e no aguardo de vacinas, mas, não seria hora de cuidarmos da saúde?

Falar sobre Parque é um assunto que me sinto bem à vontade e com certa “autoridade”, além do amor que sinto por ele. Fui designada a trabalhar no Capão como Profissional de Educação Física concursada da Prefeitura de Canoas em 1990. Trabalhei lá até 2014 quando me aposentei, sendo que fui coordenadora do Parque por 14 anos.

*Profissional de Ed Física, Especialista em Administração Esportiva

Atualmente Instrutora de Praticas Corporais Chinesas (Tai Chi e Chi Kung)

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*