Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Pleito 2022, a Guerra já começou

Por | Marco Leite

Canoas não para, fervilha politicamente, são intervenções partidárias, mudanças de caminhos, novos rumos, namoros, separações, mas principalmente possíveis candidatos procurando fortalecer-se para galgar cargos em nível estadual e nacional. A corrida começa a ser posta.

Quais serão nossos candidatos?

Nereu Crespim, Márcio Freitas, Beth Colombo, Rodrigo Doug, Carolina Lompa, Simone Sabin, Felipe Martini, Nelsinho Metalúrgico, Rodrigo Mote, Cris Moares, Airton Souza, Mossini, Gabriel Gonçalves e Luiz Carlos Busato são alguns dos nomes que correm pelos corredores da Rádio Pleito 2022.

NEREU CRESPIM (PSL)

O já eleito deputado federal, Nereu Crespim (PSL), é um dos que mais tem aglutinado pessoas ao seu redor pela cidade. Um exemplo é o ex-vereador Bráulio Santana, que fez excelente votação, mas não se reelegeu. Atento a esses eleitores o deputado trouxe o ex-edil para seu time. Conta ainda com o apoio forte de sua esposa Carolina Lompa, também uma possível candidata. Outro que apoia o deputado é Rodrigo Doug, e que provavelmente também concorra a deputado estadual.

MÁRCIO FREITAS (PDT)

Quem não esconde de ninguém que vai ser candidato a deputado estadual pelo PDT é o vereador mais votado da cidade, Márcio Freitas (PDT). Com o fracasso nas escolhas do partido e o apoio declarado a Jairo Jorge no segundo turno e consequente vitória no pleito, Márcio se tornou o principal nome do partido na cidade. O plano de Márcio é eleger um dos “seus” como presidente do PDT em Canoas, e assim ser escolhido o candidato natural no pleito de 2022. O grupo já está se organizando para a convenção em abril, e já tem um nome para a presidência do partido, é Rafael Silva (o Rafinha), ele é assessor de gabinete de Márcio Freitas.

Um dos caciques do PDT, Dario Silveira, já está na assembleia trabalhando e deverá apoiar um candidato de fora de Canoas, o suplente de vereador Juliano Furquim está como secretário em Nova Santa Rita. O caminho está plenamente aberto para Márcio ser o nome do PDT no pleito em 2022.

BETH COLOMBO (Republicanos)

A professora Beth Colombo, duas vezes vice-prefeita e suplente de deputada estadual pelo seu partido tem percorrido o Estado todo angariando filiados para seu partido. Beth está trabalhando em seu projeto Republicano bem antes das eleições municipais, ela está determinada a se eleger em 2022. É o nome certo do Republicamos para Deputada Estadual, bem relacionada com o governo municipal de Canoas, conta com a simpatia do Alcaide da cidade. Ela não para e tem feito reuniões quase que diárias com possíveis apoiadores, exemplo: amanhã ela terá encontro com os suplentes de vereadores do PDT, Sidiclei Mancy e Teresina Miller, eles estão insatisfeitos com o tratamento dado pelo seu partido e não estão descartando apoiar Beth em 2022.

SIMONE SABIN (PRTB) e FELIPE MARTINI (PSD)

O governo municipal de Canoas, pelo andar da carruagem e exposição, está apostando todas as suas fichas em duas possíveis candidaturas. Uma delas é a Simone Sabin (PRTB), ela é a Secretária do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Canoas e foi um dos importantes apoios na eleição municipal, agora deve ser candidata por seu trabalho e aproximação com o governo Bolsonarista, só não está definido se concorrerá a federal ou estadual.

A outra candidatura deverá ser de Felipe Martini, ex PSDB, e que se filiou recentemente no PSD o partido do Prefeito de Canoas. Martini está sempre ao lado do Alcaide e em qualquer movimento do mandatário, lá está o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini.  Assim como Sabin, ainda não sabemos qual cadeira Martini irá pleitear nas próximas eleições.

NELSINHO METALÚRGICO (PT)

Outro candidato natural para Assembléia Legislativa é o ex-deputado e candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores Nelsinho Metalúrgico, ele já foi eleito em 2010 deputado estadual pelo Rio Grande do Sul e reeleito em 2014, ficando como suplente em 2018, mas também com grande votação.

Atualmente Nelsinho ocupa um cargo no Governo Ari Vanazzi, em São Leopoldo.

LUIZ CARLOS BUSATO (PTB)

O último e não menos importante nome no próximo pleito é Luiz Carlos Busato, hoje secretário estadual no Governo Eduardo Leite, é candidatíssimo ao próximo pleito. Só não se sabe para qual cargo, mas a pasta que Busato assumiu no Estado é a de relações com os municípios e isso vai ajudar e muito em sua campanha. Busato foi Deputado Federal por três mandatos de 2006 a 2018, de onde saiu para se eleger Prefeito de Canoas. Mesmo derrotado nas últimas eleições para a Prefeitura de Canoas, em 2020, Busato fez grande votação e saiu fortalecido do pleito. Com essa nova função de secretário, alguns ousam dizer que de o ex-prefeito quer projetos maiores e talvez concorrer a senador pelo RS. Porém, o PTB-RS vive uma crise e, talvez, Busato concorra por outra agremiação.

AIRTON SOUZA (MDB)

O MDB deverá indicar o, hoje, vereador Airton de Souza para a uma cadeira na Câmara Federal, com grande apoio da base do partido e dos evangélicos, em dobradinha com o já deputado estadual e secretário de estado Juvir Costella e eles serão apoiados em Canoas pelo 1º suplente de vereador Marcinho e mais o vereador Eracildo Link. Existe uma possibilidade do vereador Paulo César Mossini concorrer a Deputação Estadual.

CRIS MORAES (PV)

O vereador Cris Moraes também será candidato deputado federal. A princípio assume a presidência estadual do Partido Verde na próxima eleição da executiva estadual, que acontece no mês de julho. Para uma cadeira na assembleia o candidato natural é Gabriel Gonçalves, que foi o mais votado na última eleição para deputado estadual pelo PV.

RODRIGO MOTA (DEM)

Rodrigo Mota, do Democratas, também buscará uma cadeira na Câmara Federal. Para ele, “quanto mais deputados eleitos alinhados e fieis ao presidente Bolsonaro, mais rápido transformaremos o Brasil numa nação mais livre e próspera”. Além disso, a carta na manga de Mota é a possível candidatura de Onyx Loreonzoni ao Governo do Estado. “Se acontecer, será uma bela oportunidade para o Rio Grande do Sul se desvencilhar das amarras da esquerda. E nós estaremos juntos nessa luta”, enfatizou.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*