Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Como “desburrocratizar” – a realidade da ficção

Nota do Planet Gotham News | Lois Lane ficou 100 dias afastada das notícias, e trouxe para nós um belo artigo (vejam abaixo, após a matéria), nosso material é muito lido além de Gotham, e foi lido na distante Canoas-RS, de lá veio a reposta para seu artigo, através do edil Jonas Dalagna, do Novo, veja o artigo dele e tirem suas conclusões.

Por | *Jonas Dalagna

A ideia do site desburocratizacanoas.com.br, não tem nenhuma ligação com realizar Pedidos de Providências e tirar o protagonismo de alguém.

Na ficção de “Gotham”, resolver pedidos de providência pontuais é muito mais relevante do que identificar e entender a forma como esses problemas acontecem, para então providenciar ações que modifiquem a estrutura do problema.

De volta à realidade, aprovamos em março na Câmara de Vereadores a criação da Comissão Especial de Revisão Legal e Desburocratização, a qual vou presidir e que tem a participação de todas as bancadas, tendo até dezembro para concluir os trabalhos. O foco da comissão é trabalhar na identificação de leis obsoletas e processos lentos dentro da administração pública. Depois da constituição da comissão, acabou que muita gente entrou em contato comigo trazendo diversos problemas, como por exemplo, a demora na liberação do habite-se, alvarás de localização, solicitações de regularização de licenças, entre outras situações que diversos empreendedores e comerciantes me relatam pelo Whatsapp, Instagram e Facebook.

Pensando em identificar todas as dores de quem gera emprego e renda no nosso município e entender se os entraves são similares, resolvemos criar uma ferramenta que facilite a comunicação e identificação desses processos que são lentos e burocráticos, assim teremos dados estatísticos para poder mensurar se é uma falha ocasional ou recorrente.

O site desburocratizacanoas.com.br  tem um único foco, que é reunir informações semelhantes e levá-las até a comissão para que juntos possamos trabalhar em sugestões de melhorias e encaminhar ao executivo, como por exemplo, um portal online de licenciamento ambiental, urbanístico, dentre outros, além de revisar a legislação municipal.

Essa ferramenta não é para pedidos de providências, como recolher entulhos, tapar buracos, trocar lâmpadas entre outros, mas sim, mapear onde existe demora e quais os principais gargalos dentro da administração pública que atrasam aquele empreendedor que, por exemplo, precisa emitir sua nota fiscal ou regularizar as licenças do seu estabelecimento.

Queremos que as pessoas tenham agilidade nos processos e que não tenham que, toda vez, buscar um vereador para resolver situações que nem deveriam existir. Queremos propor soluções para o problema global e não ficar solucionando na individualidade.

* Vereador pelo Partido NOVO

Vejam o artigo de Lois Lane, que causou a resposta do edil

Burrocratiza Gotham: O retorno de Lois Lane

“Pelos poderes concedidos a mim e pelo saneamento de Gotham” – EU VOLTEI!

Por | Lois Lane

Saí de cena por 100 dias, para observar de perto e com bastante atenção o movimento dos aguapés. Quero aqui, dar ênfase à New Formula dos “NOVOS” e “VELHOS” cavaleiros da Távola Redonda.

Isso mesmo, alguns nobres resolveram burrocratizar seus eleitores e cidadãos de Gotham. Agora criaram um meio de fazer providence, information and propositions, com o inocente codinome de desburocratizar os serviços que os cavaleiros e suas assessorias deveriam estar atentos em fazer.

Mas por que farão?

Se a população em plena pandemia pode andar na rua caçando providências gratuitamente? Enquanto os “novos e velhos” ficam usufruindo do ar-condicionado da Távola, o cidadão fica na rua levantando demandas para os nobres proporem ao City Hall e aumentarem seus pedidos no tão disputado boletim da sessão, aumentam sua visibilidade nas redes, deixando claro que com jeitinho, resolvem mais rápido sua demanda, e por fim, não menos importante, talvez o mais importante que é aumentar sua “mala direta”, pois você, caro morador de Gotham, precisa deixar dados completos com os cavaleiros para prosseguirem com seu pedido.

Eu me pergunto:

Não seria papel dos nobres cavaleiros incentivarem o protagonismo popular?

Existem meios para isso, como por exemplo, a Central do Cidadão que é 0800 e você cidadão ganha número de seu protocolo e não precisa passar para um terceiro fazer e levar a glória!

O nome Novo é ilusão, a nova política também, continua tudo igual! A ideia é sempre a mesma BURROCRATIZAR O ELEITORADO, em vez de induzir à informação, incentivar o conhecimento e o protagonismo, eles, todos eles, querem é te engolir!

Meu texto já se alonga, vou então, deixar uma sugestão, caso algum membro da YELLOW CITY HALL leia, a prefeitura, desculpa, City Hall poderia criar seu próprio sistema de demandas específicas, onde cada cidadão com seu login poderia acessar esse e todos os demais serviços, quem sabe até um APP.

Claro, que para agilizar deveria integrar esse serviço ao gov.br, o que facilitaria o acesso, visto que lá já estão tantos outros serviços do Government Federal and State.

Após a criação e integração desse serviço, quem sabe um concurso para universitários criarem um programa para que os citizens acessem essa facilidade pelos seus smartphones.

Matéria totalmente fictícia e qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*