Corsan: verde como chimarrão, ou escura como café
Por | Marco Leite
Você já abriu, ou bebeu água da torneira, hoje?
Se tem feito isso deve ter notado algo estranho, já há algum tempo está ocorrendo o famoso “chocolatão da Corsan”, água suja e fedorenta, fora o esgoto que continua correndo a céu aberto, como podemos cuidar do que sai de nossos esgotos?
Se nossos fornecedores, ou prestadores de serviços, não tratam do que entra em nosso corpo, à água!
Essa água já vem verde como chimarrão, ou escura como café. Fora o cheiro insuportável. E eles têm a cara de pau de dizer que a água é “potável”.
Vale aqui lembrar que a Câmara de Vereadores de Canoas aprovou no ano passado uma Parceria Público Privada (PPP), dando o privilégio para a Corsan cuidar de nosso saneamento básico por 35 anos.
Saneamento básico é igual a qualidade na água, né?
Seria acabar com o esgoto principalmente nas vilas menos abastadas e fornecer uma água de qualidade. Mas o que mais fizeram foi cobrar mais e obrigar os moradores a mexer em suas redes de saída de esgoto, obras com custos dos usuários.
Ou seja, custo zero para as Toupeiras da Corsan, que por onde passam deixam obras mal acabadas e as ruas como queijos suíços e cheias de buracos. “É o nosso dinheiro com cheiro de corrupção, onde cavam buracos, se escondem e são difíceis de serem vistos na superfície”.
O quanto vale a pena dar concessão para nada ser feito? Pagar quem se acomoda, em cima dos lucros com a população explorada e mal servida pela Corsan?
Nesse momento a população quer abrir a torneira e ver uma água transparente, como não são feitos os acordos e prejudicam os mais necessitados.
E ao atual governo de Canoas cabe multar a concessionária para que as coisas não continuem como estão, ou judicializar a questão contratual, PIS as coisas em nada melhoraram, só pioram a cada dia. E pior, não adianta reclamar, eles nada fazem. Pior ainda culpam o executivo.
PROBLEMA NA CÂMARA
Finalmente o problema parece ter chegado à Câmara, mas foi só “para tornar público sobre a falta de qualidade da água distribuída aos consumidores deste município, na qual continua gerando transtornos e aborrecimentos aos usuários da Corsan”. Ou seja, estão jogando para a torcida, leia-se: povo enganado!
Debater problema não ajuda em nada a saúde dos usuários da Corsan, que sofrem há anos com o descaso. É preciso Legislativo e Executivo se unir e exigir uma solução, pois que paga por isso somos nós, a população, e não estamos recebendo pelo que pagamos.
É preciso uma providência para ontem, pois o prazo das soluções já passou faz tempo.
Uma pergunta:
Estariam prestando um péssimo serviço para acelerar a privatização?