Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Câmara realiza grande expediente sobre esclerose múltipla e aprova projeto do executivo sobre nomeação de ruas

Por | Felipe Figueiró / Assessoria CMC

Fotos | Ezequiel Lemos

A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (20), Grande Expediente, de autoria da vereadora Maria Eunice (PT), para tratar sobre a dificuldade que os portadores de esclerose múltipla (EM) enfrentam em tempos de pandemia. Com a presença do Presidente da Associação Gaúcha de Portadores de Esclerose Múltipla (AGAPEM), Ricardo Faria e a Vice Carol Costa, o grande expediente trouxe os diversos percalços que as pessoas com a doença têm enfrentado desde janeiro deste ano, quando o medicamento usado para controlar a doença parou de ser fornecido pelo estado.
Segundo Maria Eunice, “propusemos a realização do Grande Expediente para que, vereadores e comunidade, tivessem conhecimento da situação pela qual estão passando as pessoas portadoras de esclerose múltipla, em nossa cidade e estado”. “Razão pela qual convidamos os representantes da AGAPEM para explicitar os sofrimentos pelo quais passam as pessoas que possuem esta doença degenerativa e buscar o apoio da Câmara e munícipes para que possam exigir do Governo Estadual tratamento digno e fornecimento imediato da medicação já garantida por lei”, afirmou a vereadora.
Conforme Ricardo, a AGAPEM acolhe, semanalmente, cinco novas pessoas que descobrem ter EM e buscam por orientação. “Hoje nós viemos nesta casa para falar da falta do medicamento Fingolimode, indicado como uma terapia modificadora da doença, a fim de retardar a progressão da incapacidade”. “Com a falta do medicamento, os portadores entram em surtos e, desde janeiro, o Governo do Estado, após mudança de laboratório, não fornece mais o remédio, que tem custo médio de 5 mil reais”, afirmou o presidente. A reivindicação da associação é que o fornecimento volte à normalidade e que o estado “cumpra com sua obrigação” impedindo que aqueles que dependem das medicações não sofram ainda mais. “O que queremos é o direito à vida”, concluiu Faria.
Os vereadores também votaram uma Moção de Apoio à AGAPEM, de autoria da vereadora Maria Eunice, que foi aprovada por unanimidade. A moção será usada para entrar em contato com os poderes Executivo e Legislativo do Estado do Rio Grande do Sul.

ORDEM DO DIA


REQUERIMENTOS APROVADOS

REQUERIMENTO Nº 91/2021 – Requerimento de autoria da vereadora Maria Eunice Dias Wolf (PT). Votos de profundo pesar pelo falecimento de Nara Maria de Souza Prietsch em 24/02, Paulo Plotino Prietsch Junior em 01/03 e Plotino Prietsch em 06/04.

REQUERIMENTO Nº 93/2021 – Requerimento de autoria da vereadora Maria Eunice Dias Wolf (PT). MOÇÃO DE APOIO a Associação Gaúcha de Portadores de Esclerose Múltipla (AGAPEM), como representante das pessoas com esclerose múltipla, que exige, dentro da legislação existente e que busca o atendimento Integral Multidisciplinar para as pessoas com Esclerose Múltipla.

REQUERIMENTO Nº 100/2021 – Requerimento de autoria do vereador Cris Moraes (PV). Votos de profundo pesar pelo falecimento de Santa Marlene Delgado, ocorrido no dia dezessete de Abril deste ano. Dona Marlene como era conhecida residia no Bairro Estância Velha era esposa do senhor Carlos Alberto Alves e mãe do Davi Alves e da Renata Alves.

REQUERIMENTO Nº 101/2021 – Requerimento de autoria de todos os vereadores. Solicitam a inclusão na Ordem do Dia do PL PM nº 27/2021, que foi aprovado no dia de hoje.

PROJETO DE LEI APROVADO
Foi aprovado também, nesta sessão, o projeto de lei do executivo 27/21, que altera a Lei nº 2.722 de 3 de julho de 1989, que dispõe sobre a denominação de logradouros públicos, obras e serviços públicos. A lei modifica o tempo mínimo para homenagens póstumas, que antes era de 1 ano, para dar nome de ruas ou logradouros públicos. Com a aprovação do projeto, não há mais limitação, pós-falecimento, para honrarias. O primeiro homenageado é o ex-vereador Alci Paulo de Oliveira, o Cica, que faleceu recentemente vítima de COVID-19, e terá seu nome dado a uma escola de Canoas.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*