Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Vereadores cobram explicações da Corsan sobre qualidade da água e corte no abastecimento para canoenses

Na sessão desta terça-feira (27/4), representantes da companhia estiveram no Legislativo para falar sobre o problema

As reclamações dos canoenses em relação ao corte no abastecimento e ao cheiro e gosto da água fornecida pela Corsan nos últimos dias levaram os vereadores a cobrar esclarecimentos da empresa. Na sessão desta terça-feira, 27, em Grande Expediente, solicitado pelo vereador Abmael (Solidariedade), representantes da companhia estiveram no Legislativo para falar sobre o problema.

Segundo as informações, as alterações nas características sensoriais da água, que apresenta odor e gosto de terra, devem-se a um problema de transiente hidráulico, que é definido como um fluxo instável, que é transmitido com uma onda de pressão no sistema de tubulações, transportando resíduos pelos canos, que já passou por manutenção. O Gestor da Unidade da Corsan Canoas, Carlos Alberto, alertou, no entanto, que não há prejuízo para a potabilidade. Esclareceu que a companhia tem adotado as providências cabíveis para minimizar os efeitos sensoriais, com manutenção periódica e expurgos diários nos locais específicos. A respeito dos cortes, o diretor trouxe informações sobre os inadimplentes, que são 19 mil imóveis que não pagam suas tarifas e destes, 11 mil já tiveram seu abastecimento interrompido com uma média de 300 suspensões mensais.

Segundo Abmael, solicitante do Grande Expediente, esse tipo de ação é importante pois “desmistifica muita coisa, como o corte da água que muita gente pensa é muito alto e que hoje é mínimo em comparação à inadimplência, sendo de aproximadamente 10%”. “Se falar, também, dos prazos para as interrupções que eles trouxeram, que são de quase três meses a partir do momento em que a conta não é paga, o que muita gente não sabe”, afirmou o vereador. “Que possamos cobrar, fiscalizar, mas que também reconheçamos as ações que estão tomando para melhorar a entrega para a população”, conclui Abmael.

Em suas intervenções, os vereadores destacaram a insatisfação dos munícipes e cobraram medidas preventivas. Falaram também a respeito das instalações dos hidrantes na cidade e a não comunicação aos moradores desse tipo de troca, Os parlamentares também pediram para que a empresa amplie a comunicação com os consumidores para que situações como a registrada atualmente sejam esclarecidas imediatamente. O presidente da Câmara, vereador Márcio Freitas (PDT), agradeceu a disponibilidade dos representantes da Corsan e ressaltou que o Legislativo continuará monitorando e fiscalizando.

REQUERIMENTOS APROVADOS

REQUERIMENTO Nº 97/2021 – Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de profundo pesar pelo falecimento do irmão Vanderlei Pume em 14/04/2021.

REQUERIMENTO Nº 99/2021 – Requerimento de autoria do vereador Airton Souza (MDB). Votos de profundo pesar pelo falecimento do irmão Romeu Benites Porto em 17/04/2021.

REQUERIMENTO Nº 107/2021 – Requerimento apresentado pela vereadora Maria Eunice (PT) e assinado por 14 dos 21 vereadores. Os vereadores que subscrevem vêm requerer nos termos do art. 40, §2º, XXI do Regimento Interno da Câmara Municipal de Canoas, MOÇÃO DE REPÚDIO à Proposta de Emenda à Constituição nº 280/2019, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado,que objetiva retirar da população gaúcha o direito de se manifestar através de plebiscito sobre a possibilidade de alienação ou transferência do controle acionário, extinção, fusão, incorporação ou cisão do Banco do Estado do Rio Grande do Sul – BANRISUL, a Companhia Estadual de Saneamento CORSAN e a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul PROCERGS.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*