Nosso primeiro Shopping está na melhor idade e sofre com o descaso das autoridades
Por | Marco Leite
Antes mesmo do Brasil, e os canoenses, conhecerem o conceito da palavra “shopping”, nascia em nossa cidade um dos primeiros centros de compras da região metropolitana, o nosso Shopping Center, chamado Conjunto Comercial de Canoas.
O local que oferecia lojas, estacionamento e praça de alimentação, foi inaugurado em 10 de abril de 1976, e completou recentemente 45 anos.
Nosso querido Conjunto Comercial, como é chamado, foi um marco na história de Canoas, pois na época de sua inauguração, o centro da cidade estava no início de sua urbanização com a criação do Calçadão.
Com uma posição privilegiada o Conjunto mescla em sua infraestrura comércio e serviços, sendo sempre uma referência para os canoenses e para a região.
Qual o canoense que não tem uma história boa no conjunto? Um de seus pontos altos eram os três cinemas do Multicine 3. As lojas da moda na época como a Pitchelli e a Bronson, bem como as âncoras e que lá estão até hoje, a Renner e Grazziotin.
O Conjunto fica no coração de nossa cidade, ao lado de um de nossos principais monumentos, às Taças da Corsan, na Rua 15 de Janeiro, 481, tendo também a entrada pela BR 116.
O descaso das autoridades com o nosso centro também atingiu o Conjunto Comercial de Canoas, mas ele se renova e sempre ressurge como uma “Fênix” em meio às cinzas dos descasos. Está mais do que na hora de nossos mandatários olharem para o centro. E não é plantando florzinhas que irão ajudar esses importantes locais de comércio, como o Calçadão, o Centro Comercial e o Conjunto Comercial de Canoas.
Estamos contando um pouco de história desse importante local, para alertar e sensibilizar os políticos da Aldeia a olhar para o Centro de Canoas.
Colaborou Edson Barcellos | Pesquisador e Historiador