Canoas irá anunciar volta às aulas nos primeiros dias de junho
Os professores já foram avisados através das diretorias das escolas municipais e o prefeito de Canoas deve anunciar, em live, o retorno ás aulas em Canoas de modo híbrido.
O calendário será:
07 de junho o Ensino Infantil
14 de junho dos 1º ao 5º ano
21 de junho dos 6º ao 9º e o EJA
Todos os professores deverão retornar, mesmo os com comorbidades, exceto grávidas. O governo entende que os professores que foram imunizados com a primeira dose da vacina da Oxford e da Pfeizer, ficarão protegidos contra o vírus do Covid-19 (vejam os percentuais abaixo).
Inicialmente estão informando os professores que não se vacinaram que será disponibilizada uma data para isso, provavelmente o dia 19 de maio. Assim dando o prazo para a vacina agir nos imunizados.
SAIBA MAIS
A Prefeitura deve retomar as aulas sem que os profissionais da Educação recebam a segunda dose da vacina contra a Covid-19, o que só acontecerá em meados de agosto. No dia 19 de maio, os professores que não receberam a primeira dose do imunizante devem ser vacinados. Segundo dados preliminares de um estudo feito com as vacinas da Oxford e da Pfeizer, quatro semanas após a aplicação da primeira dose, a prevenção a casos sintomáticos variou de 57% a 61% no caso do imunizante da Pfizer e permaneceu entre 60% e 73% para a vacina de Oxford – mas o público pesquisado era mais idoso do que no caso brasileiro.
O presidente do Sindicato dos Professores, Júlio César Santos, comentou ao Blog O Seguinte: “Creio que o que a volta após a vacinação é fato concreto. Nossa luta sempre foi pela vacina. Ela veio e o que sabemos de estudos cientificos é que o efeito se dá após 15 dias e a eficácia é se 76%”, avalia.
“Será um retorno híbrido e com cuidados sanitários, vamos fiscalizar e orientar a todos sobre os cuidados”, completa.
Fonte de pesquisa Blog O Seguinte.