Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Sob o olhar vigilante do Estado Transcal começa a atuar em Canoas

A ação, que iniciou nas primeiras horas da manhã, abordou 45 ônibus do transporte metropolitano

O secretário de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), Luiz Carlos Busato, e o Superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, acompanharam na manhã desta segunda-feira, 17/05, uma blitz do transporte público metropolitano realizada em Canoas. A operação ocorreu na Avenida Guilherme Schell, no bairro Rio Branco. A equipe de Fiscalização da Metroplan iniciou a blitz nos primeiros horários de circulação dos ônibus. Foram abordados 45 veículos, sendo 23 da empresa Transcal e 22 da empresa Vicasa. Devido o excesso de passageiros, 20 acabaram sendo autuados. A boa notícia é de que não ocorreu nenhuma omissão de horários. A ação também teve como objetivo verificar as condições de funcionamento do Transporte Coletivo, cumprimento das normas editadas para o período de pandemia, e condições (sanitárias) gerais de higienização e ventilação. Os trabalhos dos fiscais irão continuar em dias, horários e pontos alternados.

Secretário Busato e membros da Metroplan acompanharam, nas paradas, o começo dos trabalhos da Transcal


Na última sexta-feira, ocorreu a assinatura do termo de ajustamento de conduta, firmado entre o Ministério Público de Canoas, a SAAM e a Metroplan com as empresas Vicasa e Transcal. Conforme o documento, a empresa Transcal passa a operar as linhas Estância Velha a Porto Alegre, Industrial a Porto Alegre, e a linha semi-direta Guajuviras – Porto Alegre/Praia de Belas. As linhas de Integração estão circulando com ônibus da categoria Executivo, porém o preço cobrado é da categoria Convencional. Para as linhas Canoas à Capital e vice-versa foram destacados veículos da categoria Convencional com ar-condicionado. No total, são 40 ônibus, com aumento de 110% no número de viagens, passando de 244 para 514.
O plano de melhorias ocorreu após a empresa receber da SAAM e Metroplan um prazo de 15 dias para resolver os problemas referentes à má qualidade do serviço prestado e pela falta de horários nas linhas que integram os bairros do município de Canoas ao Trensurb e nas linhas metropolitanas.
“O serviço até então prestado pela Vicasa chegou a um ponto que ficou insustentável de aceitar. Por isso, demos duas alternativas: ou a empresa achasse uma solução ou perderia a concessão. A Vicasa então apresentou esse plano que conta com o incremento de veículos da Transcal. Vamos seguir fiscalizando essa operação e ao final de 45 dias vamos decidir qual será o destino do transporte metropolitano em Canoas”, comentou o secretário da SAAM, Luiz Carlos Busato.
A segunda etapa, dividida em duas fases, entra em operação no dia 24 de maio, com operação das linhas de Integrações Estância Velha, Niterói, Barreto, Guajuviras via Boqueirão, Residencial Guajuviras via Avenida Esperança e Hispânica e Santa Maria/Guajuviras, e no dia 31 de maio linhas de Integrações Mathias Velho, Florianópolis, Harmonia/Mato Grande, Fátima e Igara/Petrobrás/Ozanan.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*