Prefeitura de Canoas apresenta balanço de ações para 60 entidades presentes na 1ª Reunião do Conselho da Cidade
Nesta quarta-feira (23) ocorreu a 1ª Reunião do Conselho da Cidade. Na ocasião, a Prefeitura de Canoas apresentou um balanço das principais ações da Administração Municipal nos primeiros seis meses do governo. As 60 entidades que compõem o conselho deram sugestões de novas políticas públicas.
Na abertura da atividade, o prefeito Jairo Jorge pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Covid-19 em Canoas e destacou a importância do Conselho da Cidade para sua gestão como chefe do Executivo canoense. “Existem aqueles que governam sozinhos e nós temos dado prioridade para ouvir a comunidade. Muitas vezes, adotei posições que não eram as minhas, mas eram aquelas trazidas pela sociedade através deste conselho”, explicou o mandatário.
O secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, discorreu sobre os eixos do governo e detalhou as principais ações no combate à Covid-19. “Triplicamos o número de leitos nas nossas unidades de saúde, aumentamos as fiscalizações para coibir aglomerações, desinfectamos os locais de maior concentração de pessoas e investimos na retomada econômica de Canoas com o Juro Zero. Tudo isso para enfrentar esse momento difícil que a pandemia impôs a todos nós”, detalhou Martini.
Para o titular da pasta de Planejamento e Gestão, Fábio Cannas, instrumentos como o Plano Plurianual de Canoas auxiliam a Prefeitura na melhor escolha dos seus investimentos. “A população elencou quais devem ser as prioridades do governo e isso só prova que a marca desta gestão é escutar as pessoas”, pontuou o secretário.
Para mostrar que a retomada econômica de Canoas está acontecendo, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin, destacou os projetos da Prefeitura para estimular a economia local, o pequeno e micro empreendedor e, também, atrair grandes empresas como a loja da Havan ou as empresas instaladas no Parque Canoas de Inovação. “No primeiro semestre de 2021, estimulamos os empresários locais com diversos cursos de qualificação e, nos articulamos com o Governo Federal para buscar recursos para a cidade. É como eu sempre digo, apesar do momento de pandemia que vivemos, a economia e a saúde precisam andar juntas”, afirmou Sabin.
Os representantes da indústria e do comércio e, também, do setor de construção elogiaram as atuais políticas publicas da Prefeitura de Canoas para a população da cidade. O presidente do Sinduscon-RS, Alquiles Dal Molin, destacou os potenciais da cidade e se colocou à disposição para ajudar. “Muito nos honra o convite para integrar este conselho. Queremos contribuir, com a nossa expertise em urbanismo, para o crescimento da cidade e a melhor utilização do plano diretor”, revelou.
O que é o Conselho da Cidade de Canoas?
O Conselho da Cidade foi criado em 2021 e tem como objetivo assessorar o prefeito na formulação de políticas públicas e diretrizes específicas.
Escritório de Comunicação – PMC