Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

A solidariedade tomou conta da cidade e seguirá por mais uma semana

Centro Olímpico de Canoas receberá moradores de rua até a próxima segunda-feira (5)

Em uma das noites mais frias do ano até agora, cerca de 37 pessoas em condição de rua puderam dormir quentinhos, higienizados e bem alimentados. E isso só foi possível pela ação para ajudar aos mais necessitados realizada pela Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria da Cidadania em parceria com a Defesa Civil do município e com as secretarias da Saúde e da Segurança Pública.

Com a chegada do frio intenso, o Executivo canoense acolheu aos desabrigados e seus pets no ginásio do Centro Olímpico Municipal (COM). Ao longo da noite, cinco equipes fizeram rondas para transportar a população ao local. Ao chegar, todos foram testados com teste rápido contra a Covid-19, receberam um kit de higiene (composto por toalha de banho, pasta de dente e escova, sabonete e shampoo, além de álcool em gel e máscara descartável), puderam tomar banho e escolher roupas e casacos. Ao final, receberam um sopão para se aquecer, travesseiros e cobertores para passar a noite.

Além do mais, os canoenses abraçaram a causa e foram centenas de pessoas e entidades levando doações para ajudar aos que mais precisam. E não para por aqui, ao longo dos próximos dias, mais precisamente até a próxima segunda-feira (5), a ação de acolhida continuará e as doações serão distribuídas para os moradores de rua.

Um dos acolhidos, João Carlos Garcia tem 45 anos e passa os dias trabalhando como reciclador. À noite, escolhe lugares mais fechados para fugir do frio. “Nossa situação é bem difícil, procuro ficar sempre pela Ulbra ou aqui na Rua Araguaia por conta da segurança. Durante o dia, para garantir o almoço, faço uns bicos nos restaurantes aqui perto, faço umas limpezinhas e eles me dão almoço, depois volto para a reciclagem para garantir o dia”, finalizou.

Em uma demonstração de cidadania e esperança, o canoense Adair Nunes, profundamente emocionado, levou as duas filhas, Carmen de 12 anos e Valentina de 2 anos, para ensinar um pouquinho do gesto de ajudar ao próximo. “A gente vive em um mundo tão desigual, no qual as pessoas não estão cuidando mais uns dos outros. Quando a gente olha a comunidade ensinando as crianças a ajudar quem precisa ser ajudado, isso que é o importante. Dar valor ao ser humano”, enfatizou.

Ao longo dos dias, as doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores seguirá acontecendo no Centro Olímpico Municipal. O horário de funcionamento é 24 horas, com pausa das 12h às 14h.

Confira o serviço
Onde?
Centro Olímpico Municipal (COM) – Av. Araguaia, 1151, bairro Igara

Quando?
A ação iniciou na terça-feira (29), às 18h e seguirá até segunda-feira (5), às 8h.

Quem?
O público alvo da atividade são os moradores de rua de Canoas e seus animais. Equipes da Cidadania estarão fazendo rondas pela cidade para conduzir os desabrigados ao COM, e no dia seguinte levarão de volta aos respectivos locais de acolhimento.
A ação é realizada numa parceria entre as secretarias da Cidadania, Saúde, Esporte e Lazer, Defesa Civil e a Guarda Municipal.

A população pode avisar a Cidadania os locais onde houverem moradores de rua para serem recolhidos através do telefone: 51 99129-6347.

Escritório de Comunicação PMC

VEJAM ALGUMAS IMAGENS DA SOLIDARIEDADE

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*