Contratos dos Técnicos de Enfermagem vencem em agosto, o que o governo vai fazer?
Por | Marco Leite
Todos sabem que o mês de agosto no Rio Grande do Sul é um período de acentuado crescimento nas doenças respiratórias, e agora agravado pela pandemia de Covid-19. Então todo e qualquer profissional de saúde é necessário para atender a população. Canoas não foge do problema, visto que atendemos 156 municípios do RS em nosso sistema de saúde, por contrato firmado com o Governo Estadual.
Ocorre que os contratos dos técnicos de enfermagem com o município acabam na primeira semana de agosto. O prefeito parece não estar disposto a renovar, parece que até o ex-vereador Pedro Bueno fez a frente em favor dos técnicos e não teve efeito, o governo irá renovar só o contrato dos médicos.
Se o governo não contratar novos técnicos de enfermagem, um batalhão poderá não estar mais trabalhando no dia 2 de agosto, e eles só podem concorrer a vagas após seis (6) meses de afastamento.
Vamos esperar a posição governamental em relação a isso, não podemos ficar sem profissionais de saúde em um período tão delicado.
De acordo com um profissional da saúde, “não é só em agosto o problema, é em todo o inverno. Ele inclusive relata que, se precisa é de reforços nos quadros e não de gente saindo”. E continua, “o governo sempre acha que tem o suficiente e para não gastar não contrata, os profissionais estão sempre com a corda esticada”. E prevê, “se alguém não tomar a frente e conhecer saúde, fica tudo do jeito que está”.
PS: procuramos um edital para novas contratações e não achamos, o espaço fica aberto para a Prefeitura de Canoas dar sua explicação para o fato.