Quem irá representar Canoas em 2022
Por | Marco Leite
Canoas não para, fervilha politicamente, são intervenções partidárias, mudanças de caminhos, novos rumos, namoros, separações, mas principalmente possíveis candidatos procurando fortalecer-se para galgar cargos em nível estadual e nacional. A corrida começa a ser posta.
E você, já escolheu o seu?
Quais serão nossos candidatos?
Nereu Crespim, Márcio Freitas, Beth Colombo, Rodrigo Doug, Sargento Santana, Simone Sabin, Felipe Martini, Nelsinho Metalúrgico, Rodrigo Mota, Alexandre Gonçalves, Cris Moares, Airton Souza, Carolina Lompa, Juarez Hoy, Abmael Almeida de Oliveira e Luiz Carlos Busato, entre outros, são alguns dos nomes que correm pelos corredores da Rádio Pleito 2022. Com andar da carruagem iremos divulgando mais nomes, somente com a veiculação da matéria já apareceram vários candidatos novos, como: Jurandir Maciel, Nilce Bregalda, Mossini, Alex Sander, Eric Douglas e dois candidatos do Partido Liberal.
LUIZ CARLOS BUSATO (PTB)
Luiz Carlos Busato, hoje secretário estadual no Governo Eduardo Leite, é candidatíssimo ao próximo pleito. Ele deverá concorrer a Câmara Federal, Busato assumiu no Estado é a de relações com os municípios e isso vai ajudar e muito em sua campanha. Busato foi Deputado Federal por três mandatos de 2006 a 2018, de onde saiu para se eleger Prefeito de Canoas. Mesmo derrotado nas últimas eleições para a Prefeitura de Canoas, em 2020, Busato fez grande votação e saiu fortalecido do pleito. Com essa nova função de secretário, alguns ousam dizer que de o ex-prefeito quer projetos maiores. Porém, o PTB-RS vive uma crise e Busato deverá concorrer por outra agremiação.
O QUE DIZ O CANDIDATO:
“POR QUE QUERO CONCORRER EM 2022?”
Hoje, meu foco é total no trabalho pelos municípios gaúchos. A experiência e os avanços que construímos juntos com a população de Canoas na Prefeitura, somados à minha trajetória política, cristalizaram o que sempre acreditei: a transformação que todos esperam deve ter como foco as cidades, que é onde a vida acontece.
Por isso, aceitei o desafio de coordenar a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, no Governo do Estado. Temos trabalhado muito, sob a liderança do governador, no atendimento às demandas que os prefeitos têm apresentado. É um diálogo constante, que rende resultados concretos, de forma conjunta.
Pelo mesmo motivo, tenho recebido inúmeras lideranças que pedem uma candidatura à Câmara Federal que represente uma visão moderna e alinhada aos interesses da vida real dos gaúchos — que olhe para cada região, para cada localidade e ajude a construir as melhores soluções.
E foi desse jeito que sempre trabalhei. Tenho em minha história mais de uma década de experiência como deputado federal. Nesse período, meu gabinete foi o que mais trouxe verbas para o Rio Grande do Sul: aproximadamente R$ 1,5 bilhão.
Minha experiência de vida me ensinou que é possível fazer sempre mais, desde que tenhamos vontade, seriedade e honestidade. Sobre por qual partido vou concorrer, o destino ainda não está definido. Como é de conhecimento de todos, juntamente com outras lideranças estaduais do PTB, estamos deixando o partido após divergências internas com a executiva nacional. Tenho recebido convites de outras siglas e na hora certa tornarei público qual será o meu novo partido.
NEREU CRESPIM (PSL)
O já eleito deputado federal, Nereu Crespim (PSL), é um dos que mais tem aglutinado pessoas ao seu redor pela cidade. Um exemplo é o ex-vereador Bráulio Santana, que fez excelente votação, mas não se reelegeu. Atento a esses eleitores o deputado trouxe o ex-edil para seu time. Conta ainda com o apoio forte de sua esposa Carolina Lompa, também uma possível candidata. Outro que apoia o deputado é Rodrigo Doug, e que provavelmente também concorra a deputado estadual.
MÁRCIO FREITAS (PDT)
Quem não esconde de ninguém que vai ser candidato a deputado estadual pelo PDT é o vereador mais votado da cidade, Márcio Freitas (PDT). Com o fracasso nas escolhas do partido e o apoio declarado a Jairo Jorge no segundo turno e consequente vitória no pleito.
O QUE DIZ O CANDIDATO:
Porque quero ser um candidato postulante à Assembleia Legislativa em 2022?
Porque quero ser um candidato postulante à Assembleia Legislativa em 2022?
Eu serei Deputado estadual atendendo o clamor das ruas.
Sou o vereador mais votado da cidade e atual presidente da Câmara Legislativa de Canoas .
Sou inovador, tenho atitude, coragem para fazer a nova política, minhas ações populares me
Coloca como funcionário do povo, deixamos claro em nossos mandatos participativos e de presença constante no dia-a-dia respeitando o trabalhador e a trabalhadora ,
Tenho como parceiro o Prefeito Jairo Jorge e seu vice Nedy de Vargas Marques que comprovam que a cidade tem uma excelente gestão voltada para o desenvolvimento e de boas políticas públicas.
E, é nessa parceria Executivo/Legislativo que estamos construindo, eu como presidente da Câmara só tenho fortalecido o vínculo e o comprometimento com nossa cidade.
Nossa política é inovadora, não só voltada ao assistencialismo, fui o vereador com maior números projetos de leis escutando as vozes das ruas , indo ao encontro das pessoas e ver suas necessidades, sugestões e indignações, e com isso transformar os problemas em soluções.
Sinto – me preparado para ser o representante de Canoas na Assembleia Legislativa. Tenho muito para contribuir com a cidade em suas lutas, sou um legítimo representante da periferias e assim será também na Assembleia, meu gabinete estará nos bairros andando de mãos dadas com a comunidade. Vou estar nos quatro cantos de nosso Estado gaúcho, pois esse é meu estilo de trabalho.
Meu nome é Márcio Freitas, e que quero estar junto com vocês na Assembleia Legislativa do Estado, assim dando vez e voz ao nosso povo gaúcho !!!
BETH COLOMBO (Republicanos)
A professora Beth Colombo, duas vezes vice-prefeita e suplente de deputada estadual pelo seu partido tem percorrido o Estado todo angariando filiados para seu partido. Beth está trabalhando em seu projeto Republicano bem antes das eleições municipais, ela está determinada a se eleger em 2022. É o nome certo do Republicamos para Deputada Estadual, bem relacionada com o governo municipal de Canoas, conta com a simpatia do Prefeito Jairo Jorge. Ela não para e tem feito reuniões quase que diárias com possíveis apoiadores para sua candidatura.
O QUE DIZ A CANDIDATA:
Hoje sou Primeira Suplente de Deputada Estadual do PARTIDO REPUBLICANO RS.
Entendo que a participação das mulheres na política partidária com mandato torna-se cada vez mais importante e necessária, na defesa de temas como Violência contra a mulher, inclusão para pessoas com deficiência.
Em 2022 voltarei a concorrer a Deputada Estadual com mais força e energia para alcançar uma Cadeira na Assembleia Legislativa.
Republicanos é o meu Partido.
SIMONE SABIN (PRTB)
O governo municipal de Canoas, pelo andar da carruagem e exposição, está apostando todas as suas fichas em duas possíveis candidaturas. Uma delas é a Simone Sabin (PRTB), ela é a Secretária do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Canoas e foi um dos importantes apoios na eleição municipal, agora deve ser candidata por seu trabalho e aproximação com o governo Bolsonarista. Simone Sabin deve concorrer, em 2022, a Deputada Estadual.
O QUE DIZ A CANDIDATA:
Eu, Simone Sabin, vejo minha candidatura a Deputada Estadual do Rio Grande do Sul, como uma grande missão! Cabe ao Deputado Estadual criar e alterar as leis, fiscalizar a atuação do governador e representar a população na esfera estadual, ou seja, nas Assembleias Legislativas.
Necessitamos de representantes na Câmara do estado do RS, comprometidos com os pilares da família, da pátria e nos princípios da Fé, que zele pelos nossos direitos constitucionais e que fiscalize a onde o governador, investe as verbas federais e tem em suas mãos a missão de criar leis, emendas que sejam favoráveis as princípios .
Um deputado tem o dever de trabalhar para trazer qualidade de vida para seu estado, tem a atribuição de julgar anualmente as contas prestadas pelo governador, fiscalizar a execução das ações da administração, como a execução orçamentária, contas e contratos. No exercício do mandato, ele tem livre acesso às repartições públicas e pode fazer diligências pessoalmente nos órgãos de administração direta ou indireta. Me sinto pronta e capacitada para esta missão.
FELIPE MARTINI (PSD)
A outra candidatura deverá ser de Felipe Martini, ex-PSDB, e que se filiou recentemente no PSD o partido do Prefeito Jairo Jorge em Canoas. Uma das promessas da campanha pelo seu apoio era do Prefeito apoiar sua candidatura para Deputado Estadual.
Martini é hoje o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, ele está sempre grudado ao Prefeito, onde quer que Jairo vá. Talvez Martini, seja o candidato que vive fazendo campanha eleitoral.
Mas algo paira no ar, o vice prefeito Nedy de Vargas Marques, do Avante, vai apoiar um candidato de fora da cidade e de seu partido. Com isso, metade do governo não estará com Martini em 2022. Mas o candidato parece não estar preocupado. Pois ele clama aos quatro ventos, que tem 30 mil votos garantidos, só em Canoas. Isso que é confiança.
NELSINHO METALÚRGICO (PT)
Outro candidato natural para Assembléia Legislativa é o ex-deputado e candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores Nelsinho Metalúrgico, ele já foi eleito em 2010 deputado estadual pelo Rio Grande do Sul e reeleito em 2014, ficando como suplente em 2018, mas também com grande votação.
Atualmente Nelsinho ocupa um cargo no Governo Ari Vanazzi, em São Leopoldo.
O QUE DIZ O CANDIDATO:
2022 – Brasil feliz de novo. Com a força do Povo.
O golpe jurídico-parlamentar, implementado pela burguesia brasileira, que destituiu a Presidenta Dilma, que impediu Lula de ser candidato em 2018 foi o que garantiu a vitória dessa direita raivosa que governa o Brasil.
Esse desgoverno do Bolsonaro é responsável pela tragédia que se abateu sobre o povo brasileiro. São milhares de vidas que poderiam ter sido salvas se o Bolsonaro, seus filhos e seus generais tivessem comprado as vacinas contra COVID-19 ainda no final de 2020.
Por isso vivemos esse caos na saúde, na economia e do desemprego. É urgente e necessário derrotar o Bolsonaro e a direita golpista. O povo precisa ter vez e voz. Precisamos eleger Lula Presidente. Por isso quero ser candidato em 2022.
É preciso também derrotar o projeto neoliberal conduzido pelo Governo de Eduardo Leite aqui no RS. Privatizou de forma criminosa a CEEE e quer fazer o mesmo com a CORSAN. É uma entrega a preço vil das empresas públicas prejudicando o futuro de milhões de gaúchos e gaúchas. Quero que o PT e as esquerdas voltem a governar o RS. E quero ser candidato a deputado estadual para lutar pela reversão dessas privatizações e garantir o direito a vida digna do povo trabalhador.
Aqui na nossa Canoas é preciso impedir que o governo do Jairo Jorge destrua ainda mais o meio ambiente. Seu governo está acabando com as últimas áreas verdes de Canoas para fazer agrado a empresários fascistas. Como se não bastasse tudo isso, quer ainda hipotecar nosso futuro com projetos megalomaníacos como é esse do trem aeronáutico. Vai custar quase 2 BILHÕES DE REAIS aos cofres públicos por 16 km de linha de trem. Verdadeiro absurdo.
Quero ser candidato a Deputado Estadual em 2022 para que Canoas volte a ter voz na Assembleia Legislativa.
AIRTON SOUZA (MDB)
O vereador Airton de Souza vai concorrer a uma cadeira na Câmara Federal, com grande apoio da base do partido e dos evangélicos, estará fazendo em dobradinha com o já deputado estadual Juvir Costella. Já o outro vereador do partido Mossini, pode ser candidato também a deputado federal, o que poderá causar um certo desconforto no MDB.
CRIS MORAES (PV)
O vereador Cris Moraes também será candidato deputado federal. A princípio assume a presidência estadual do Partido Verde na próxima eleição da executiva estadual, que acontece no mês de julho. Para uma cadeira na assembleia o candidato natural é Gabriel Gonçalves, que foi o mais votado na última eleição para deputado estadual pelo PV.
O QUE DIZ O CANDIDATO:
SOU PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL PELOS ANIMAIS!
Sou, porque precisamos avançar nas conquistas para a causa animal em Canoas, na região metropolitana, no estado e no país. Sou, porque cada deputado tem 16 milhões em emendas parlamentares e, com elas muito e envolvimento, bem como faço no mandato de vereador, a nossa região pode mudar definitivamente a realidade dos animais de companhia. As várias conquistas que tivemos em Canoas, envolvendo diretamente os animais, podem servir de referência e gerar reflexos nos outros municípios do Rio Grande do Sul. Hoje, sou uma das apostas do meu partido, o Partido Verde, qual sou filiado desde 2006 e atual vice-presidente estadual. Creio que tenhamos estrutura, vontade, seriedade, trabalho comprovado e reais possibilidades de eleger.
Tivemos uma discussão em Brasília, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que tratou sobre os animais de companhia serem, de fato, reconhecidos como sujeitos de direitos e tivemos apenas dois deputados defendendo ferrenhamente o projeto. O Célio Studart, do Ceará, que é meu colega de partido e o Ricardo Izar, de São Paulo, do Progressistas. Apenas DOIS, dos 513, se empenham com seriedade e sem sensacionalismo para que paremos, de vez, de enxugar gelo. Tenho certeza que nós, que amamos e respeitamos os animais, somos o maior grupo organizado da sociedade atual e precisamos ser reconhecidos como tal! Necessitamos dessa representação na Câmara Federal, no Senado e nas Assembleias Legislativas. Ano que vem, 2022, vai ser o ano derradeiro para que a causa animal alcance o patamar que merece. A pauta e o direito dos animais está em alta e, a meu ver, é a melhor e a maior oportunidade que teremos para eleger o maior número possível de defensores sérios dos animais. Não podemos deixar passar!
Por uma cidade, um estado e um país melhor para nós e para os animais, Cris Moraes!
RODRIGO MOTA (DEM)
Rodrigo Mota, do Democratas, também buscará uma cadeira na Câmara Federal. Para ele, “quanto mais deputados eleitos alinhados e fieis ao presidente Bolsonaro, mais rápido transformaremos o Brasil numa nação mais livre e próspera”. Além disso, a carta na manga de Mota é a possível candidatura de Onyx Loreonzoni ao Governo do Estado. “Se acontecer, será uma bela oportunidade para o Rio Grande do Sul se desvencilhar das amarras da esquerda. E nós estaremos juntos nessa luta”, enfatizou.
O QUE DIZ O CANDIDATO:
A política não pode ser exercida pelo status ou pelo dinheiro. Aliás, quem enriquece na política é ladrão. Simples assim. Fazer política deve ser por vocação e ideal. E quando não se tem essas duas premissas, abre-se espaço para a corrupção e traições. E são justamente as grandes traições que me fazem querer concorrer.
Ao lado de Onyx Lorenzoni, por quase uma década, mantivemo-nos firmes em nossos ideais. Quando era “moda” e “vantajoso” ser de esquerda, já estávamos na trincheira da direita tentando abrir os olhos da população para tudo que viria. Quando as palavras “liberal” e “conservador” soavam como palavrões aos ouvidos dos cooptados pelo projeto de poder da esquerda brasileira e latino-americana, lá estávamos nós, lutando, praticamente sozinhos, contra a máquina gigantesca que tentava silenciar/extirpar quem ousasse pensar diferente. Lembro-me que até ataque de Coquetel Motolov sofremos em nossa sede.
Hoje, ao lado de Bolsonaro, temos o orgulho de bater no peito e dizer: nossa coerência nos trouxe até aqui. Nossa coerência está libertando o Brasil.
Seria muito mais fácil ter cedido às tentações de trocar de partido ou de coligarmos com quem sempre combatemos. E muitos assim o fizeram. E muitos assim o fazem. É só prestar atenção onde estão aqueles que aplaudiam o PT e sua turma. É só prestar atenção onde estão muitos que se diziam Bolsonaro e viraram o coxo, como dizemos por aqui.
Respeito muito mais alguém que se mantém em seus ideais – mesmo que sejam completamente antagônicos aos meus – a aqueles que pulam de galho em galho, escondem-se ou vivem num eterno muro.
Portanto, em 2022, teremos as eleições mais importantes de nossa história. Ou continuamos avançando em direção ao país e estado que sonhamos, ou retrocedemos ao tempo onde valia tudo com o nosso dinheiro. E a decisão de concorrer é justamente para que Bolsonaro tenha uma base forte e VERDADEIRAMENTE fiel no Congresso Nacional, para que possamos aprovar as mudanças que precisamos e que dê tranquilidade ao nosso presidente para governar.
Agora já sabemos quem é quem, mas fiquemos alerta aos próximos traidores que virão. Na próxima eleição não podemos permitir vaidades e traições. Não podemos aplaudir desatinos e divisões. E torço que a maturidade política chegue ao ponto onde a coerência de uma vida tenha valor relevante.
MARCO MAIA (PT)
Um dos candidatos canoenses pelo Partido dos Trabalhadores volta à cena, é o ex-Deputado Federal Marco Maia, ele também foi absolvido pelo STF das acusações que lhe foram imputadas na época em que era relator da CPMI da Petrobrás, em 2014, e era acusado de receber propina para obstruir as investigações.
A cidade de Canoas sempre teve expoentes no cenário Nacional, Estadual e Municipal e soubemos que está sendo cogitado por várias lideranças o nome do ex-Deputado Federal Marco Maia para o Senado pelo Partido dos Trabalhadores.
Ele que foi deputado Federal por 14 anos, foi presidente da Câmara de Deputados e chegou a assumir a Presidência da República interinamente, vai tentar o desafio, tendo como grande referência o Senador Paulo Paim com quem trabalhou e liderou a luta sindical desde a década de 80.
MARIA EUNICE (PT)
Pois bem, Marco Maia não vem sozinho. Vai trazer consigo a provável pré- candidatura da vereadora Maria Eunice, primeira mulher reeleita na história da Câmara de Vereadores de Canoas, para uma cadeira na Câmara Federal.
O QUE DIZ A CANDIDATA:
Em 2010 fui candidata a Deputada Estadual pelo PT, ficando na suplência por 500 votos, quando então não tinha passado pela experiência de gestora pública e muito menos como vereadora. Sua eleição de primeiro mandato, após 16 anos sem a presença feminina na Câmara, e sua reeleição a coloca na condição objetiva de ser a primeira mulher Deputada Federal de Canoas.
ALEXANDRE GONÇALVES (PDT)
Alexandre Gonçalves (PDT) foi convidado pela Deputada Juliana Brizola para concorrer a Deputado Estadual nas eleições de 2022. De acordo coma as palavras da deputada, os dois perceberam que lutam por várias causas em comum, entre elas a luta pela Conscientização do Autismo.
Juliana disse, “Alexandre é um guerreiro que tem trabalhado em prol da comunidade de Canoas. Tenho certeza que irá continuar o seu belo trabalho em nosso estado”.
O QUE DIZ O CANDIDATO:
Por que eu quero ser Deputado Estadual?
Em 1º lugar, o canoense precisa ter consciência da importância de ter um representante tanto no estado quanto em Brasília.
Canoas, pelo seu tamanho e importância, não pode ficar aguardando que deputados de outras regiões mandem recursos ou se preocupem com o nosso município. Ninguém melhor para cuidar da sua casa, do que quem mora nela.
Como vereador tenho contribuído com o nosso município através de causas, pautas, fiscalizando e criando leis, mas por muitas vezes ficamos “reféns” da Legislação Estadual e Federal.
Estando Deputado Estadual poderei representar Canoas, junto ao Executivo Estadual, como por exemplo, na redução dos impostos para que os produtos e serviços tenham um valor mais acessível, considerando os altos preços e também o difícil momento que vivenciamos durante a pandemia.
Cabe resaltar, que já travo essa luta aqui em Canoas com o preço dos combustíveis e nossas ações em 2019 e atualmente, surgiram efeito, mesmo não sendo o queremos , a redução aconteceu.
Desde o meu primeiro mandato trabalho com a causa Autista, e conquistamos junto ao município, o Ambulatório de Diagnóstico Precoce e o Centro de Referência de Diagnóstico. O que foi uma vitória em Canoas pode ser a nível estadual.
Enfim, vivenciamos um momento político polarizado, o que acaba trazendo um atraso no desenvolvimento do estado e do país. Precisamos de representantes preocupados no avanço das pautas estruturais, tais como a tributária. Sabemos que o governo está buscando uma reforma, mas precisamos discuti-la mais com toda a sociedade, somente o diálogo e muito trabalho pode fazer o Rio Grande do Sul, voltar a crescer. Necessitamos propor leis e priorizar uma fiscalização, mas sempre com a presença dos gaúchos e gaúchas. Sinto-me preparado para o desafio de ser Deputado Estadual, pois estou no terceiro mandato de vereador e neste período, desempenhei a presidência de várias comissões e em 2018, presidi a Câmara de Vereadores, onde realizei uma administração transparente de custos e modernização da casa legislativa.
CAMILO BORNIA (NOVO)
Outro que deverá concorrer a Deputado Estadual, é Camilo Bornia, do NOVO, debruçado no sucesso do partido nas eleições municipais. Onde o partido foi muito bem, inclusive colocando um vereador na Câmara de Canoas, e Camilo fez uma ótima votação a insistência partidária é grande para que ele concorra em 2022.
O QUE DIZ O CANDIDATO:
O Novo está contando comigo, mas estou avaliando. Mas eu dependo de questões familiares, societárias, profissionais…
Também preciso reunir forças internas. A política exige estômago forte e terminei o processo do ano passado completamente esgotado.
Disputar pelo NOVO, que não conta com recursos dos fundos públicos (e está certo nisso), é uma missão que exige que seja bem pensada.
Abmael Almeida de Oliveira (SD)
Outro que irá concorrer a deputação estadual é Abmael Almeida de Oliveira, do Solidariedade. O vereador eleito entende que a cidade está carente de representatividade e vai lançar seu nome em 2022. Abmael já está mobilizando equipe e apoiadores, pois Canoas está há muito sem representantes genuinamente envolvidos com as causas da cidade.