Em visita à PECAN, representantes do NOVO defendem trabalho de presos
O deputado Fábio Ostermann (NOVO) visitou a Penitenciária Estadual de Canoas e defendeu a recuperação de apenados por meio do trabalho. Atualmente, o complexo prisional abriga 2,3 mil detentos e possui diversas empresas instaladas, que contam com a mão de obra dos presos.
Durante a visita, o parlamentar percorreu pelas dependências da Penitenciária de Canoas, que abriga seis oficinas laborais. “Apenas uma parte pequena do contingente carcerário está empenhada nas atividades de trabalho, pela falta de estrutura. No entanto, a direção do presídio segue em esforços contínuos para ampliar o espaço e garantir mais oportunidades de trabalho para os presos”, pontuou Ostermann.
O vereador de Canoas Jonas Dalagna (NOVO) que também esteve presente, declarou: “foi muito interessante ver todas as ações inclusivas e o trabalho de ressocialização que é realizado na penitenciária que fica em nosso município. Como você pode ver, existem diversas empresas dentro da PECAN, promovendo a qualificação profissional dos apenados. Agradeço ao Diretor Loivo Machado e a sua equipe pela recepção e explicação sobre a organização e funcionamento da penitenciária”.
No complexo, cerca de 150 apenados trabalham em áreas como produção de móveis, acabamento de peças de borracha, reciclagem de eletrônicos e plásticos e uniformes hospitalares. Antes de serem contratados, os presos recebem treinamento e qualificação. A remuneração pelo trabalho é de 75% do salário mínimo e, em alguns casos, incluem incentivos.