Busato leva Fortunati para o União Brasil
O presidente do União Brasil no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Busato, acaba de confirmar o ingresso do ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, como o mais novo integrante do União Brasil, um partido gigante fruto da fusão do PSL com o DEM. Conforme Fortunati, entre os motivos que o levaram a escolher a sigla de Busato está a defesa intransigente das liberdades, a defesa do estado democrático de direito e o compromisso com políticas públicas de redução das desigualdades.
Em setembro, Busato e outras lideranças deixaram o PTB após o episódio em que o então presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, ofendeu o governador Eduardo Leite e o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. Em novembro, Busato foi oficializado na presidência do União Brasil e está trabalhando para organizar o novo partido no RS, construindo as nominatas para a eleição proporcional. Como é o partido com o maior número de deputados federais, o União Brasil detém o maior tempo de propaganda em rádio e TV e com mais recursos do fundo eleitoral disponíveis em 2022.
— Nossa ideia é congregar a todos para fazermos boas bancadas de deputados federais e estaduais. Como líder partidário, tive uma trajetória de 7 anos na presidência estadual do PTB gaúcho, onde construímos o melhor modelo petebista do Brasil. Transformamos o PTB na quarta maior bancada partidária do Estado e depois de muitas décadas, elegemos o vice-governador do Rio Grande do Sul.
Além de presidente do União Brasil, Busato também integra o governo Eduardo Leite como secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. Na pasta, o canoense tem tido uma grande visibilidade em todo Estado e inclusive chegou a ter o seu nome cogitado como um dos postulantes para concorrer à sucessão de Leite, conforme divulgou a colunista Bela Megale do jornal O Globo na edição do dia 25 de outubro.
Conforme Busato, o seu objetivo é concorrer a deputado federal, cargo que já foi eleito três vezes. “Tenho recebido inúmeras lideranças que pedem a minha candidatura à Câmara Federal, por representar uma visão moderna e alinhada aos interesses da vida real dos gaúchos — que olhe para cada região, para cada localidade e ajude a construir as melhores soluções. E foi desse jeito que sempre trabalhei. Tenho em minha história mais de uma década de experiência como deputado federal. Nesse período, meu gabinete foi o que mais trouxe verbas para o Rio Grande do Sul: aproximadamente R$ 1,5 bilhão para melhorar a vida dos gaúchos em diferentes áreas”, completa Busato.