Beth Colombo, será que o diálogo com os professores irá retornar?
Por | Marco Leite
Mais uma vez, para desconforto do Alcaide da Aldeia, furamos o seu segredo e fomos os primeiros a anunciar a professora Beth Colombo como a nova Secretária de Educação de Canoas. A, agora, ex-candidata do Republicano a Assembleia Legislativa assume a cadeira, em substituição a Sônia Rosa.
Sônia transferiu-se para Porto Alegre deixando muitos problemas a serem resolvidos, o maior deles foi à falta de diálogo com a categoria do ensino.
DIÁLOGO, UM PASSO A SER TOMADO
O Sinprocan acena com esperança de dias melhores com Beth, principalmente por ela ser uma mulher de diálogo, e é isso que a categoria mais necessita. Diálogo, esse, que nunca existiu na gestão atual. Tudo foi imputado e direitos da categoria foram tirados, como por exemplo, o fim do direito da comunidade escolar escolher seus representantes em eleições diretas para diretorias das escolas.
O diálogo é realmente o principal entrave entre o executivo e a categoria, mas de acordo com membros do sindicato dos professores, existe uma grande vontade de sentar com a nova secretária e conversar, e principalmente avançar em algo que está estacionado desde a posse do prefeito atual. Na pauta, certamente, estará à melhor valorização do magistério, visto que os professores estão cada vez mais desvalorizados em suas carreiras.
Então, se isso acontecer, será um grande passo entre a categoria e a professora Beth Colombo. Agora na condição de secretária de Educação.
CHEGANDO COM PROBLEMAS
A professora Beth, volta ao executivo, hoje, e com problemas na pasta, como sucateamento de algumas escolas, falta de professores, que, em um primeiro momento, estão sendo deslocados profissionais lotados na SME para as salas de aula. Temos também a dúvida, se Haverá um chamamento aos professores que passaram em concurso e estão na espera.
Qual será o plano de ação da secretaria? Seguir o trabalho deixado por Sônia Rosa, ou dar um novo rumo à educação canoense, tão necessitada de uma melhor administração?
Será preciso, também, dar uma boa olhada nas empresas terceirizadas, que vivem atrasando salários e direitos dos empregados que prestam serviços junto às escolas.
Experiência para resolver problemas não falta para a professora Beth, ele já possui bagagem bem ampla, tanto como secretária e como vice-prefeita em dois exercícios.
Nas redes sociais o nome de Beth Colombo foi bem aceito, segundo ela: “Educação é sempre um desafio imagina com o período de aulas on-line. Os alunos perderam com a falta de interação, precisamos resgatar esse tempo. Vou à luta, com humildade, vontade de acertar e convicta que é possível fazer a diferença. Quero agradecer as manifestações de apoio, incentivo especialmente à compreensão e respeito de todos. Fui convidada pelo Prefeito Jairo Jorge para assumir a SME, um chamado, mas tinha o Sonho de ser Deputada Estadual, minha decisão foi entre o Sonho e o Chamado. Estarei na Secretaria de Educação com humildade, respeito, força e muita dedicação! Quando ouvi do Deputado Carlos Gomes, meu chefe e líder, Quando Deus da à Missão Ele dá a Condição, não tive mais dúvidas”, concluiu Beth, em agradecimento ao apoio da classe.
UM POUCO DA TRAJETÓRIA DE BETH
Beth Colombo já esteve na pasta da educação durante o governo de Hugo Lagranha, no final da década de 90. Depois, foi vice-prefeita e secretária da Saúde.
De acordo com o que pegamos nas redes e sites: Beth vai comandar o maior orçamento da cidade, também irá buscar o diálogo perdido com os professores.
Iniciar o ano letivo no momento que toma posse não parece uma tarefa fácil, para uma mulher que ainda está lutando contra o câncer. O governo acena com maior investimento nas escolas, esperamos que isso saia do campo das promessas. E que, com Beth as ações sejam retomadas verdadeiramente.