Pleito de 2022 pode definir o futuro Prefeito de Canoas em 2024
Por | Marco Leite
Com os supostos atos de corrupção, e o afastamento do Prefeito de Canoas pelo Ministério Público, o pleito de 2022, onde escolheremos Deputados, Govenadores, Senadores e Presidente da República ganha uma conotação caseira. Os, antes, candidatos apoiados pelo Alcaide andam escondidos. O Prefeito, mesmo que retorne, está na boca do povo. Tirando os apoiadores remunerados, na cidade só se fala da Operação Copa Livre e isso, é claro, irá refletir e muito nas eleições deste ano e muito provavelmente no Pleito de 2024, quando iremos escolher nosso Prefeito Municipal e Vereadores.
Os, digamos, candidatos apoiados pelo Prefeito Afastado perderam, e muito, sua força. Estar com o Prefeito não está “pegando bem”. Sem a força popular do Alcaide muitos irão abandonar as candidaturas, ou talvez entrar apenas para fazer número e compor bancadas.
Vamos dar exemplos: Beth Colombo (Republicanos) virou Secretária de Educação e desistiu da candidatura; o ex-tucano Felipe Martini, que era um dos favoritos do Prefeito, virou presidente do PSD com o afastamento do líder do executivo e parece que também desistiu de disputar uma vaga; teríamos o Deputado Federal Nereu Crispim, que, também, filiou-se no PSD e hoje está com executivo, mesmo tendo namorado com União Brasil.
Os outros, nanicos candidatos, devem ser figuras decorativas e tirar votos de quem poderia realmente se eleger, Canoas é uma cidade muito carente de representantes nos poderes federais, uma pena, a cidade pode mais.
MÁRCIO FREITAS ESTADUAL
Ontem o vereador mais votado no pleito de 2020, fez 4.203 votos, anunciou sua ida para o Avante do atual prefeito, o substituto Nedy de Vargas Marques, e pretende ser candidato a Deputado Estadual.
Vocês poderão notar que Márcio, hoje, irá estar no painel da Câmara como membro do Avante. Como ele mesmo diz: “será o braço de ferro do prefeito em exercício”.
Márcio nunca escondeu de ninguém que quer concorrer a Prefeito em 2024, e caso seja eleito a Deputado, certamente irá concorrer. A data da ficha filiação no Avante é de 1° de abril, mas foi divulgada apenas ontem. Nós do Notícias da Aldeia, já vínhamos anunciando o fato e que agora concretizou-se.
Com esse passo dado, Márcio começa a ameaçar fortemente antigos aliados do governo e que foram perdendo força pelo caminho. Com esse movimento, certamente teremos alguns candidatos desistindo. E o PDT perde um de seus principais componentes para o pleito de 2022.
BUSATO FEDERAL
Ex-prefeito do município, Luiz Carlos Busato tembém moveu os aguapés, ele conta com os 72.649 votos que fez nas eleições de 2020, onde foi derrotado para Prefeito por pouco mais de 9 mil votos. Mas Busato não se abateu, já em 2021, foi nomeado secretário de Articulação e Apoio a Municípios na Gestão Eduardo Leite no governo do Rio Grande do Sul. Uma Secretaria de grande popularidade e vitrine, como secretário Busato visitou mais de 90% das cidades gaúchas, consolidando assim uma futura campanha para retornar à Câmara Federal, onde já esteve por vários mandatos, seu primeiro foi em 2006, de onde só se ausentou para ser eleito Prefeito de Canoas em 2016.
Outra grande vantagem de Busato, no pleito de 2022, é a presidência estadual do União Brasil. Busato e sua equipe estão montando uma nominata forte e nela tem alguns canoenses, sobre isso falaremos em uma próxima crônica. A coligação com o União Brasil, bem provavelmente irá apoiar o Delegado Ranolfo para Governador do Estado.
UMA PERGUNTA
Estariam Márcio e Busato já pensando em 2024?
Claro que sim, os dois já podem até estar subindo no mesmo palanque em um futuro próximo nas ditas coligações. Com o enfraquecimento do prefeito afastado, o leque se abre para todas as possibilidades. Vamos esperar para ver o que vai acontecer. A única coisa certa é que alguém, se estiver em algum palanque fique apenas de cantinho, pois camarão que dorme a água leva.
PENSAMENTO DO DIA:
“Sou eterno aprendiz do tempo,
Mas não tenho dom da paciência,
Afobado antecipo momentos,
Pra acalma ofereço resistência,
Amo e desconheço sentimento,
Existo sem entender a existência. “
@poesia.cordel.oficial