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Subsídios para Sogal, a gratuidade sai dos nossos bolsos

Por | Marco Leite

Deve entrar daqui a pouco na Câmara de Vereadores o plano do Governo de congelar o custo das passagens do famoso Sogalito, que hoje é R$ 4,80. A pergunta é, quanto isso vai custar para o nosso bolso?

O prefeito substituto, o titular está afastado por suspeitas de corrupção, se apressou em alardear para imprensa que o Plano do Congelamento. Chamou a empresa responsável pelo transporte em seu gabinete e juntos, claro que com subsídios governamentais, querem manter o custo das passagens por mais um ano em R$ 4,80.

Sempre anunciamos aqui, a exemplo do Prefeito afastado, o Alcaide em exercício deve fazer a mesma prática. A empresa deficitária, isso só para nossos olhos, vai receber novamente uma boa quantia do executivo. O círculo dos 90 dias começa e se fechar novamente, a Sogal recebe dinheiro e não aumenta as passagens, continua nos dando um serviço de péssima qualidade. Não somos nós que falamos, os carros não chegam às paradas, estão sempre estragando pelas vias e a relação empresa/empregados está sempre na corda bamba.

O governo diz que aplicou um recorde de multas na empresa, agora queria saber dos responsáveis, quantas dessas multas foram pagas?

Ops, eu respondo, nenhuma!

O Plano mirabolante é o de sempre, até agora já foram injetados quase R$ 10 milhões na empresa, desde o começo desta gestão, ou seja, em um ano e quatro meses o governo tem sustentado um mau serviço e ainda vai para imprensa alardear como um grande benefício.

Até agora, às 8h30, a Prefeitura não anunciou o quanto irá repassar a Sogal, quanto será desta vez?

Conforme o divulgado por Nedy de Vargas Marques, o governo manterá a política de subsidiar o sistema de transporte para evitar que os ônibus parem pelas ruas da Aldeia, como se isso já não estivesse acontecendo. De acordo com o que foi divulgado, a Prefeitura fará o pagamento de 50% da gratuidade dada aos estudantes e metade da segunda tarifa de integração – que acontece quando o passageiro pega outro ônibus municipal em menos de 90 minutos.

Sem a divulgação do subsídio, os cálculos da Secretaria de Transportes, a ‘tarifa técnica’ – aquela que aponta quando seria o valor real da tarifa – já estaria em R$ 5,30 em 2022. De um ano para cá, o preço do diesel disparou – que é o principal insumo do transporte público. Além disso, motoristas e cobradores estão há dois anos sem reajuste num período em que a inflação passou a galope e o custo de vida é nitidamente mais caro do que antes da pandemia.

Esse movimento “paternal” do executivo vem desde que o Prefeito Afastado assumiu em 2021, são milhões sustentando o insustentável e em nada melhora nosso transporte. Um transporte que suga e não oferece um serviço compatível pelo que recebe.

UM ALERTA

Falaram em dissídio, mas qual número eles chegaram?

Pois não chamaram ainda os rodoviários para conversar e desde fevereiro quando se tirou a pauta em assembleia não deram a respostas aos trabalhadores. Estranho o Prefeito em exercício falar em repasse ao trabalhador. O sindicato ainda aguarda uma posição da empresa e da Prefeitura.

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