MP denuncia Jairo Jorge e mais 16 pessoas
O Ministério Público do Rio Grande do Sul, através da Procuradoria de Função Penal Originária, denunciou o Prefeito Afastado Jairo Jorge e mais 16 pessoas. Entre elas estão agentes públicos e empresários pela prática de crimes, são elas: corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e peculato.
Os crimes, citados pelo MP/RS, ocorreram no período de 2020 e 2021, ligados à dispensa de licitações e contratos com terceirizadas para prestação de serviços de limpeza e copeiragem.
A denúncia foi assinada pelo coordenador da Função Penal Originária, Ricardo Félix Herbstrith e pelo promotor de Justiça Marcelo Dossena Lopes dos Santos. Na denúncia, eles afirmam que Jairo Jorge e agentes políticos violaram o princípio que rege à Administração Pública. De acordo com Herbstrtrith, “esta é a primeira denúncia ofertada, sendo que as investigações prosseguem em relação aos outros fatos.
DEFESA
Para a imprensa da Capital, o advogado Jader Marques, que representa Jairo Jorge, disse que a denúncia permitirá “a apresentação de defesa, esclarecendo todos os fatos com a mais absoluta serenidade. Sempre houve firme crença na Justiça e nas instituições e, com certeza, os fatos serão todos esclarecidos no momento próprio e na forma legal”.
MATÉRIAS RELATIVAS AO FATO