Porque Canoas tem dificuldade de eleger deputados?
Por | Marco Leite
Canoas tem um representante no Senado, Paulo Paim(PT) está no terceiro mandato e quando for novamente concorrer terá 24 anos de senador. Mas Deputado Estadual e Federal não temos representantes, talvez o Deputado Nereu Crispim (PSD) que muitos alegam não ser um representante nato de Canoas, mas enfim, sua sede é aqui e hoje ele tenta a reeleição.
O fato é que Canoas traz muita gente de fora para ser nossos representantes e acabamos por eleger pessoas sem relação com nossa população. Isso impacta diretamente na relação do eleitor e um deputado para chamar de seu. Normalmente os forasteiros tem seu município e seu eleitorado maior fora de nossa Aldeia, então, é preciso falar com intermediários para qualquer pauta ou solicitação.
Desde que o ex-prefeito Luiz Carlos Busato abandonou a Câmara Federal para se eleger Prefeito de Canoas ficamos órfão de representantes, tanto na Assembleia como na Câmara.
Cometemos dois erros, o primeiro é o maior deles, não somos bairristas e, portanto, votamos em qualquer um que nos é apresentado mesmo que não tenha vínculo nenhum com a cidade. O exemplo está nessa próxima eleição, onde o governo municipal está apostando todas as fichas em alguém que investiu na campanha municipal de 2020.
O outro erro é o de encher linguiça, qualquer um pode ser candidato, o importante é fechar a nominata. Com isso inchamos em quantidade e perdemos em qualidade. O certo seria apostar em quem realmente teria chances de nos representar, mas não é isso que acontece. Basta ver a lista das possibilidades, vamos ter em torno de 30 candidatos para os cargos de Deputados Estaduais e Federais.
O que vai acontecer?
Corremos o risco de não eleger ninguém de Canoas e acabar, mais uma vez, elegendo candidatos de fora e sem qualquer vínculo com a cidade. Esse erro é histórico, mas já conseguimos colocar representantes em ambos os âmbitos, tanto na Assembleia como na Câmara.
Puxo em minha memória e rapidamente lembro dos federais, o Dr. Jorge Uequed, Ivo Lech, Paulo Paim, Marco Maia (que foi presidente da Câmara), o ex-prefeito Lagranha e, é claro, Luiz Carlos Busato, o único deles que está concorrendo, isso se não decidir ser o vice de Eduardo Leite para o Governo do Estado.
Estaduais foram, Ledevino Piccinini, Coffy Rodrigues, Francisco Déqui (lembram do slogan, Déqui é Daqui), Nelsinho Metalúrgico, Luís Possebon, Carlos Giacomazzi. Outros assumiram quando foram suplentes, Jurandir Maciel e Nedy de Vargas Marques, atual prefeito de Canoas.
Desculpem se esqueci alguém, é que faz tanto tempo que não temos representantes de raiz, que a memória está faltando. Mas é muito pouco para uma cidade da pujança de Canoas, cidades bem menores e menos ricas chegam a ter até três representantes em cargos eletivos estaduais e federais.
Falta bairrismo e, principalmente, qualidade nos candidatos. O interesse político fala mais alto, os caras estão mais preocupados com “os seus” e a cidade fica em segundo plano, de qualquer forma temos uma lista para sua escolha, pode estar faltando algum, pois os candidatos estão brotando do nada e, a grande maioria, se colocando à disposição dos poderosos senhores feudais, com isso todos perdemos…
…ops, nem todos, alguns sorriem com o canto de boca, e acabam elegendo candidatos de seu interesse, pouco se importando com a sua Aldeia.
São os tais compromissos de Campanha!
VEJAM ALGUNS PRÉ-CANDIDATOS
ASSEMBLEIA
Márcio Freitas (Avante)
Paulo Sérgio (PSol)
Agatha Monteiro (PT)
Ana Moraes (PSD)
Rogério Ceratti (Cidadania)
Dário (União Brasil)
Felipe Martini (PSD)
Alexandre Gonçalves (PDT)
Gabriel Gonçalves (PV)
Mossini (MDB)
Dr. Laércio (Podemos)
Simone Sabin (PTB)
Jurandir Maciel (União Brasil)
José Carlos Claudino – Canhoto (Republicanos)
Rodrigo Doug (PSD)
Sargento Santana (PSD)
Jair Batistello (PSD)
Leonardo Cachambu (Solidariedade)
Eduardo Matos Borges – GM.Borges (União Brasil)
Nilce Bregalda (PL)
CÂMARA FEDERAL
Luiz Carlos Busato (União Brasil), ser for a vice-governador, Germano concorre
Nereu Crispim (PSD)
Maria Eunice (PT)
Rodrigo Mota (PL)
Cris Moraes (PV)
Airton de Souza (MDB)
Carlos Gomes (Republicanos) mora em Canoas
Paulo Moreira (Patriotas)
Juarez Hoy (PTB)
Paulo Accinelli (PSC)
Almiro Rodrigo Gehrat – Cebola Canoas (PSol)
Odelto Capeletti (PDT)
MATÉRIAS QUE ABORDAM O ASSUNTO