Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Olho o Maca da cidade…

Por | Marco Leite

Ainda tocado pelos 83 anos de Canoas, lembrei de Luiz Pereira de Souza, tenente coronel da Brigada Militar, farmacêutico bioquímico e professor de química, que faleceu em 13 de junho de 2020, aos 85 anos. Um homem cordial e de família. Seu Luiz, como eu costumava chamar, era um cara do bem. Ativo na sociedade foi vereador e em 1º de janeiro de 1967, assumiu a Presidência Legislativo. Durante esta função, fundou o MACA (Movimento Assistencial de Canoas), onde a primeira presidente foi a Miss Canoas 1966. Função que durante anos foi exercida por mulheres, mas estamos em novos tempos, o próprio Maca mudou de nome, agora chama-se Movimento Ação Por Canoas e presidido pelo jovem empresário Giovanni Rocha, diretor do Salão Giovanni Cabelereiros, onde costuma embelezar as damas mais elegantes da cidade.

Luiz Pereira de Souza, fundador do Maca, e Hugo Simões Lagranha em 1967

O MACA

Fiz parte de muitos Macas, mesmo que nos bastidores, aprendi muito de como atender os mais necessitados através de uma entidade, quando olho o Maca da cidade é como se examinasse os problemas da população mais carente. Uma pessoa que chega para ser líder do Maca é como se atendesse um chamado. Giovanni foi tocado por uma dor infinita, vendo a tristeza e necessidade das ruas por onde passou.

Era preciso agir, movimentar e fazer as pessoas terem ação pelos mais necessitados, o Maca vai muito além de governos, ele é parte da cidade, não é poeira ou folha levada no vento da madrugada. O Maca nasceu com o propósito de melhorar a vida de quem precisa e Giovanni, com seu olhar amoroso, está fazendo a sociedade andar.

Diretoria e colaboradores do Maca.

O que faria um empresário de sucesso entrar na voluntariedade?

A elevação do SER, do BEM QUERER, Giovanni está sempre inovando, desta vez o caminho é longo e prazeroso, o VOLUNTÁRIO que já era feito no anonimato, veio como um chamado e ele assumiu, em 2021, como presidente do Maca (Movimento Ação por Canoas), o que tem lhe proporcionado satisfação ao dedicar um tempo à solidariedade e ajudar a quem precisa. 

Agora, o misto de dois em um, se divide entre a empresa e seus compromissos no MACA. Mas como nada se realiza sozinho, Giovanni convocou amigos e uma equipe para lhe dar suporte. Pronto, hoje ele se doa completamente ao MACA e em ajudar as pessoas. É dando que se recebe, e Giovanni quer cada vez mais aproximar-se da cidade. A gratuidade do ajudar não tem preço, saber aquilo que está acontecendo com os menos favorecidos é uma benção. Então, missão dada é missão cumprida, e Giovanni está gratificado em poder ajudar a quem está sofrendo, durante sua gestão a cidade enfrentou uma Pandemia, frios rigorosos e o Maca se fez presente em todos os momentos, dando acolhimento, em campanhas do agasalho, angariando fundos para cestas básicas e principalmente participando da vida das pessoas que mais necessitam de assistência.

Uma das grandes realizações do Maca é formar pessoas para uma vida profissional, muito mais que dar o peixe, a entidade está ensinando a pescar. Com isso, tem formado muita gente e que já estão atuando e podendo sustentar a si e seus familiares. O Maca faz parte da vida dos canoenses, são 55 anos, e só tem a agradecer a todos que fazem parte deste já tão longo andar e de realizações!

Presidente Giovanni, sempre presente nas ações da entidade
Campanhas de ajuda a população são uma marca do Maca
Datas, como o Natal Solidário, a presença do Maca é constante

ENTREVISTANDO

Quais são seus objetivos como presidente do Maca?

Giovanni | Como presidente quero estar ao lado da população mais carente não só prestando o auxílio, mas também preparando, incentivando as pessoas profissionalmente para terem um futuro melhor.

Enumere aqui algumas das principais ações da entidade durante sua presidência?

Giovanni | Nosso principal projeto foi o Brechó Móvel, onde levamos uma loja nos bairros mais pobres, e as pessoas podem escolher vestes a gosto e no tamanho que desejam.

Outro, não menos importante, é projeto da Qualilar, que transformou tantas vidas. A ideia é manter e seguir com uma casa que já transformou quase três mil empregadas domésticas no município de Canoas.

E por fim, o que pretende o homem Giovanni Rocha?

Giovanni | Pretendo prestar o meu melhor a quem mais precisa, posso dizer que fui abençoado por Deus com tudo que a vida me proporcionou. Com isso quero estar ao lado de todos e ajudando no desenvolvimento da nossa cidade.

Qualilar já formou mais de 3 mil profissionais e deu oportunidade para quem quis aprender

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*