Processo contra Jairo Jorge é suspenso no STJ, mas não existe retorno ao cargo
Por | Marco Leite
Suspensão não diz que Jairo Jorge irá retornar ao cargo, mas a defesa já está agindo para isso e trabalha para o Prefeito voltar ao Paço Municipal.
O Superior Tribunal Justiça acaba de suspender o processo contra Jairo Jorge, prefeito afastado de Canoas, é uma decisão que atende a um pedido do ex-deputado Federal Marcelo Squassoni por São Paulo, ele que é um dos investigados no caso da Copa Livre. Squassoni, na verdade, é suplente de Deputado Federal, chegou a assumir durante um período, pelo Republicanos.
Foi Squassoni que ingressou com essa ação no STJ, o habeas corpus, pedindo que o processo seja ao Supremo Tribunal Federal porque tem uma discussão sobre o foro privilegiado nessa questão, apesar dele não ser neste momento deputado. Mas de acordo com ele na época das investigações ele seria e teria ocorrido uma interceptação de mensagens telefônicas que dizem que ele também é investigado, portando ele entende ter essa prerrogativa de foro. Quem tomou a decisão da suspenção foi o Ministro Humberto Martins, determinando a suspenção do processo de Jairo Jorge que responde perante a Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, lembrando que, de acordo com Ministério Público denúncia recente apresentada Jairo Jorge teria recebido propina para facilitar a contratação de empresas terceirizadas, inclusive o MP junta vários diálogos ao processo em que o prefeito afastado teria recebido R$ 300 mil para facilitar os contratos e ainda mais 5% do valor dos mesmos e que teriam sido exigidos por Jairo.
No entanto com essa decisão do STJ fica tudo suspenso até o julgamento do mérito desse habeas corpus perante a Sexta Turma do STJ.
COMO FICA O CASO DE JAIRO JORGE?
Essa é a dúvida a partir de agora, ninguém ainda sabe dizer, a decisão suspende o processo ela não afirma nada sobre a retomada do cargo de Jairo Jorge, na medida que essa ação foi movida por Squassoni. Agora a defesa de Jairo vai ingressar na justiça, provavelmente, para tentar conseguir com que o Prefeito Afastado volte ao cargo. A defesa diz o seguinte: “a suspensão do processo mostra o absoluto despreparo da acusação, que informa fatos inexistentes em relação a Jairo Jorge e processa pessoas com prerrogativas e persegue algumas autoridades com especial interesse, quando toda a população sabe que as prefeituras passam por todas as dificuldades e problemas administrativos. A suspensão vai fazer com que a verdade apareça e as coisas voltem aos seus devidos lugares”.