A máquina pública vai apostar em candidatos estrangeiros
Por | Marco Leite
Quem já ouviu falar na máquina pública financiando candidatos?
Acredito que a grande maioria, é quando um governo aposta em um candidato para um cargo eletivo e mobiliza os cargos em comissão para a campanha do mesmo. Isso sempre aconteceu, mas este ano, mais uma vez, o Governo Municipal decide apostar em estrangeiros para Deputado Federal. E pior, pelo que se fala nos corredores do Paço Municipal, existe uma divisão entre dois grupos, o PSD de Jairo Jorge, Prefeito afastado, e o Avante do Sucedâneo Nedy de Vargas Marques.
Quanto mais tempo Jairo fica afastado, agora por no mínimo mais um mês, mais Nedy vai ganhando espaço para comandar, como líder, e indicar seus preferidos. Vamos tentar explicar, Canoas vai ter mais de 30 candidatos que tem seu celeiro eleitoral e moram na Aldeia. Sendo alguns deles dos partidos dos dois mandatários da cidade.
Então por que eles estão apoiando dois candidatos de fora?
O Avante de Nedy, decidiu apoiar e instruiu seus componentes, no governo, a fazer campanha para Márcio Freitas e Anderson Dorneles, este que não é de Canoas, nascido e político da Capital. Porém, é o homem forte da agremiação na Aldeia, muito pelo apoio financeiro na eleição de Jairo e por seu forte envolvimento em Brasília.
Já o PSD de Jairo Jorge (prefeito afastado) vai apostar todas as suas fichas em Felipe Martini e Luciano Azevedo, outro estrangeiro, ele foi ex-prefeito de Passo Fundo e um forte reduto eleitoral no interior. A determinação, segundo fontes do governo, é de que os cargos de confiança do partido façam campanha para essa dobradinha. Mesmo o partido tendo em Canoas um deputado federal concorrendo a reeleição, Nereu Crispim.
Pois bem, como falamos Canoas tem mais de 30 postulantes à Assembleia Legislativa e à Câmara Federal, corre o risco de o governo municipal não eleger nenhum representante, verdadeiramente, de raízes canoenses.
Quem ganha com isso é oposição que está determinada a eleger seus representes de Canoas, e está aproveitando o momento em que o governo parece estar divido e indeciso por candidatos. Temos vários e bons candidatos em Canoas, então porque apostar em estrangeiros sem nenhuma identificação com a cidade?
Temos a lista dos Candidatos de Canoas e vamos deixar como sugestão, de que, Canoense vote em Canoense.
PRÉ-CANDIDATOS
ASSEMBLEIA
Márcio Freitas (Avante)
Paulo Sérgio (PSol)
Agatha Monteiro (PT)
Ana Moraes (PSD)
Rogério Ceratti (Cidadania)
Dário (União Brasil)
Felipe Martini (PSD)
Alexandre Gonçalves (PDT)
Gabriel Gonçalves (PV)
Mossini (MDB)
Dr. Laércio (Podemos)
Simone Sabin (PTB)
Jurandir Maciel (União Brasil)
José Carlos Claudino – Canhoto (Republicanos)
Rodrigo Doug (PSD)
Sargento Santana (PSD)
Jair Batistello (PSD)
Leonardo Cachambu (Solidariedade)
Eduardo Matos Borges – GM.Borges (União Brasil)
Nilce Bregalda (PL)
CÂMARA FEDERAL
Luiz Carlos Busato (União Brasil)
Nereu Crispim (PSD)
Maria Eunice (PT)
Rodrigo Mota (PL)
Cris Moraes (PV)
Airton de Souza (MDB)
Carlos Gomes (Republicanos) mora em Canoas
Paulo Moreira (Patriotas)
Juarez Hoy (PTB)
Paulo Accinelli (PSC)
Almiro Rodrigo Gehrat – Cebola Canoas (PSol)
Odelto Capeletti (PDT)