Quem não se comunica se trumbica
Por | Marco Leite
Neste artigo de hoje não tem como falar da gestão passada e da Secretaria de Comunicação – Secom – e do secretário Rodrigo Busato. Ninguém bateu tanto no governo Busato quanto eu, e mesmo assim, sempre fui bem atendido pelo executivo. Jamais fiquei sem qualquer resposta, muito pelo contrário, sempre muito solícitos e atenciosos.
Por estou falando nisso?
É que na semana passada o vereador Alexandre Gonçalves (PDT) foi à tribuna da Câmara de Vereadores de Canoas reclamar da falta de comunicação, em sua fala o edil cita a falta de tato na comunicação com o executivo municipal, vejam alguns trechos de seu depoimento aos colegas vereadores:
“Não costumo reclamar da saúde do Município, mas agora vou começar, está ficando difícil, ainda mais quando o Secretário da Saúde age do modo como vou colocar para vocês. Primeiro vou falar da regulação dos leitos em nossos hospitais, isto está uma vergonha, né? A transferência do HPSC para o HU a gente não consegue, deve estar chegando em todos os gabinetes essas reclamações. Dizem que não tem leitos, e isso não fica devidamente esclarecido, então teremos que ver junto ao executivo o que que está acontecendo. Mas o relato é do seu João, lá da João de Barro, que estaria perdendo o dedo, ou o pé, ou a perna. Ele ficou 16 dias no HPSC e os relatos da família eram que não teria anestesista, não haveria cirurgião vascular, enfim, que não teria leito no HU para a devida transferência.
Mas, pasmem! A gente tentou falar com o Secretário de Saúde, que através de sua assessoria, mesmo eu sendo membro da Comissão de Saúde da Câmara e parlamentar, a resposta que tive da assessoria, foi:
O caso de seu João foi encaminhado, desde ontem, para que deem atenção.
Esse foi o relato encaminhado pela Saúde para um parlamentar que tem que dar uma resposta para o familiar.
Vai ser dada atenção, somente isto.
Após esse relato passei para a família, a família indignada falou com o Prefeito Nedy de Vargas Marques, e pasmem de novo!
Foi tudo solucionado, e o leito que não tinha e que não tem para vários pacientes, simplesmente apareceu. Agora está lá o paciente no HU. Então eu peço que o futuro presidente da Comissão de Saúde consiga ter respostas contundentes e que consigamos passar as informações certas para os nossos contribuintes de cada situação e de cada paciente. Que quando a gente peça para o Secretário de Saúde para nos dar uma resposta, não é para passar na frente de ninguém, é para ter acolhida, pois o familiar vem em nosso gabinete e nos liga para ter uma resposta da Secretaria da Saúde. Isso é o mínimo que se espera de um Secretário de Saúde. Que nos dê a resposta concreta e obrigado ao Prefeito Nedy que acolheu essa família e solucionou o caso de pronto”, encerrou Alexandre.
SEM COMUNICAÇÃO
É preciso dar resposta para todos, e não só para os profissionais que passam “Palmolive Suave” (leia-se sabonetear) na administração. Hoje a ordem dos Alcaides, Canoas tem dois – um afastado e outro sucedâneo, é não passar qualquer informação para o Marco Leite, qualquer pedido de resposta é o silêncio sepulcral do governo.
Mas não deixamos de noticiar. Nosso site nasceu, ainda no tempo da gestão passada, para apontar os erros do governo, pois fazer o certo é obrigação, tanto que o Dr. Nedy teve que sair dos seus afazeres e resolver, ele mesmo, um problema na Saúde, conforme disse o vereador Alexandre.
Na gestão passada, o Secretário era Rodrigo Busato, muito criticado no início por ser filho do Prefeito e não ser Jornalista, apesar de ter curso superior na área de Publicidade e Propaganda. Mas o bom atendimento, para todos era sua marca, eu sei disso porque era um crítico contundente da gestão anterior.
Parece que Rodrigo, criado no meio, sabia que quem não se comunica se trumbica.
É preciso fazer esse elogio e comparar a falta de comunicação atual com quem é crítico ao governo.
O QUE ERA FEITO ALÉM DA COMUNICAÇÃO
Além da comunicação, Rodrigo Busato acumulava outras funções, como a secretaria de Ralações Institucionais, e mesmo assim atendia toda a imprensa igualitariamente. Foram vários projetos lançados na gestão, com destaque para o Saúde Tá na Área que consistia em: os moradores dos bairros de Canoas terem acesso aos atendimentos em um ônibus adaptado com serviços médicos e odontológicos. A cada parada, a população local podia contar com ações preventivas de saúde, como testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), consulta com dentistas, aplicação de vacina e pesagem para as crianças. Juntamente com outros serviços ofertados pelo CRAS Móvel como, auxílio para emissão de certidões e inscrições para o Cadastro Único e Bolsa Família.
Outra ação foi fazer uma comunicação integrada, abrindo a Prefeitura para os profissionais e estudantes de comunicação, fazendo com que a informação chegasse a toda a população, indiferente de condição financeira qualquer. A comunicação de PMC era de relação com as pessoas, e isso foi aplicado intensamente pela Secom. Foi um momento de romper barreiras e ralações com a comunidade, tão necessária no poder público.
Um dos destaques do trabalho do Ecom, certamente, foi o Prefeitura Tá na Área, uma iniciativa do município que levava uma caravana de serviços para a comunidade. Além de consultas, exames rápidos, dentistas, doação de roupas e orientação de saúde, o programa também levou atrações culturais aos locais por onde passou, nos quatro quadrantes da cidade.
O Prefeitura Tá Na Área, era promovido pela Secretaria Municipal das Relações Institucionais e Comunicação (SMRIC). Entre as ações desenvolvidas pela força-tarefa da prefeitura, estavam os mutirões de limpeza, pinturas, retiradas de entulho do passeio público, roçadas e podas de árvores, entre outras benfeitorias.
EXEMPLOS
Esses são apenas alguns exemplos de comunicação social feita para todos e não apenas para os amigos do rei. Por onde andam as ações do atual governo nos bairros da cidade, desde que o prefeito foi afastado estas ações pararam de ser feitas.
Alguém sabe dizer porquê?
Ou era pura promoção pessoal, com o afastamento do mandatário tudo parou, então as ações não tinham o intuito de ajudar a população, mas sim promoção política. O próprio Aviãoteca, que iria pousar no Parque Eduardo Gomes parece que não vai sair do papel, pelo menos enquanto o Alcaide afastado permanecer longe do poder.
Essa é a Canoas, que não se comunica, mas se trumbica!