Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Quarteirizando a incompetência

Por | Marco Leite

Meu amigo, parceiro de longa data e contador dos Leite, o Marco Aurélio Marreiro, costuma dizer que terceirizo meus textos, dou risadas e levo, digamos, na boa. E é sobre esse assunto que vou abordar hoje, chegam-me notícias de uma prática de Quarteirização na relação das empresas que prestam serviço para a Prefeitura Municipal de Canoas. Não fui a fundo para saber se essa prática é legal ou não. A Quarteirização da terceirização está acontecendo dentro da gestão municipal, empresas estão delegando para outras alguns gerenciamentos dessas parcerias com o poder público, algo que soa um tanto quanto estranho e precisa de uma fiscalização rígida, vale lembrar que foi uma terceirização mal explicada que gerou a Operação Copa Livre e todos sabem o que aconteceu.

Mas vamos lá, todos sabem, ou deveriam saber, que uma terceirizada da Prefeitura, ou qualquer órgão público, para ganhar uma licitação tem que comprovar sua saúde financeira. Em caso de algum atraso de pagamento por parte do contratante, no caso o Poder Público, a terceirizada terá que ter dinheiro para honrar seus compromissos com fornecedores e, principalmente, com seu quadro de trabalhadores.

Aqui na Aldeia está acontecendo uma farra que nos mostra que esse fundo de garantia na licitação, digamos, é meio “frio”, ele não existe. Pois as empresas vivem dando calote nos trabalhadores, principalmente nos demitidos, com atrasos constantes e com a desculpa de que é por atraso nos pagamentos da Secretaria da Fazenda da PMC. Algumas vezes isso acontece, outras vezes não.

Mas a pergunta é, onde está aquele fundo de reserva ou saúde financeira da terceirizada garantida no contrato licitatório? Estranho, né?

Isso só mostra a picaretagem destas empresas de quinta categoria que a Prefeitura contrata, principalmente, para trabalhar em nossa caótica saúde.

O mais grave é a falta de gestão do poder público para, principalmente, fiscalizar essa farra e o pouco caso dessas terceirizadas com seus compromissos. Eles simplesmente não cumprem nada do que está no contrato, deixam tudo e todos na mão. Não é à toa o péssimo serviço, é pura falta de pulso do Executivo em gerir, fiscalizar quem contrata e cobrar soluções imediatas.

A coisa é tão escancarada, que existem empresas quarteirizando outras nas UPAs da cidade.

É isso mesmo, QUARTEIRIZAÇÃO!

E agora, a modalidade é a terceirizada não pagar a quarteirizada e colocar a culpa na Prefeitura. A farra é grande, o poder público contrata, a terceirizada contrata e ninguém paga ninguém, estoura nos trabalhadores e causa o péssimo serviço em todos os setores da Prefeitura. Está explicado, falta de competência do Poder Público. Uma total desorganização, uma bagunça generalizada.

Estamos falando e temos vários casos, alguns já publicamos, a YC é um desses casos, está cheia de compromissos não cumpridos e continua prestando serviços, agora com novo nome, para o poder público.

Será que não tem ninguém que veja isso no Executivo?

Se não tem, deveria ter, afinal estamos lidando com vidas e, infelizmente, a mercê do descaso público.

Será que eles sabem da QUARTEIRIZAÇÃO? Isso é legal?

Neste momento uma empresa, dessas quarteirizadas, está deixando de pagar mais de 30 funcionários e culpando a terceirizada, que está culpando a Prefeitura.

Ninguém tem culpa, os culpados devem ser os trabalhadores, os que estão passando dificuldades, não conseguem honrar seus compromissos e já não sabem mais a quem recorrer.

São tantas “izadas” que ninguém mais se entende. Bagunça total, começando por quem contrata, que é a Prefeitura.

Essa é a grande culpada, qual é o critério disso tudo?

Só para lembrar, a Copa Livre que afastou o Prefeito, foi em uma terceirizada. A prática da falta de critérios e parece continuar com o Sucedâneo. A bagunça é geral, total ineficácia de gestão, estão completamente perdidos e, dá a impressão, que pelo menos nesse governo, a prática vai continuar.

É triste ver tudo isso acontecer e nada ser feito, claro, que a Prefeitura em vez de ir verificar e resolver os problemas, vai dizer que estamos contra o governo e inventando FAKES.

Infelizmente não é, temos os áudios de diretores dando desculpas e explicações esfarrapadas.

A cidade da bagunça generalizada está chegando ao fundo do poço com uma nova prática, a QUARTEIRIZAÇÃO!

Como diria um comediante sustentado pelo poder público, MAS QUE BARBARIDADE!

Parece piada, mas, infelizmente, não é.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*