Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Eleições 2022 | A Bengala dos encostados

Por | Marco Leite

Tempos atrás, por ocasião do rompimento do Sucedâneo Nedy de Vargas Marques com o então prefeito Luiz Carlos Busato, ouvi de meu amigo, na época presidente da Câmara de Vereadores, Cezar Mossini sobre um candidato, disse ele: “Marco, esse não me preocupa ele é muito ruim de voto”.

Mossini na época era aliado de Busato e acabou por romper com Nedy, todos sabem o que aconteceu, né?

Nedy acabou se aliando a Jairo Jorge e virando o vice-prefeito de Canoas, o próprio Mossini, antigo desafeto, acabou indo também para o lado que venceu as eleições de 2020 no segundo turno.

Porque relembrei isso?

É que na política existem dois tipos, os bons de votos, eles servem de bengala para o outro tipo, os ruins de voto. Esse segundo tipo é o político de ocasião, o encostado, está sempre aliado aos favoritos nas tendências, seriam os famosos carguistas.

Fazem parte deste rol muitas das pessoas que atualmente rodeiam os candidatos a prefeito na campanha eleitoral da sua cidade com a esperança de serem lembradas logo adiante para a diretoria de um órgão ou, quem sabe, a secretaria de uma respeitável pasta do governo. Afinal, bajular o potencial rei agora ajuda a garantir o ducado de amanhã.

Canoas está cheia dessas figuras, basta interpretarem abertura de meu artigo, se perdi com um, vou me aliar com o outro, afinal, eu faço parte dos ruins de votos.

Em nossa Aldeia temos muitos políticos bons de votos, o Jairo Jorge, nosso prefeito afastado, é um deles. Luiz Carlos Busato seu principal desafeto político é outro. Vou citar só estes dois, pois eles são os grandes protagonistas de nossa política por anos.

Mas, agora como ficará?

O principal homem do governo anunciou em suas redes sociais que não irá participar e não se envolverá no pleito de 2022. Jairo Jorge diz: “Estou cumprindo a decisão do 4ª Câmara do Tribunal de Justiça que determinou meu afastamento por 180 dias do exercício do cargo de Prefeito. Embora, o prazo encerre no próximo mês de setembro, tenho procurado todos os recursos judiciais.

Em respeito ao Poder Judiciário, tenho cumprido com rigor as medidas cautelares que determinaram meu afastamento da gestão e da vida política e partidária. Por isso, decidi não participar do processo eleitoral. Diferente de outras eleições, não irei comparecer a reuniões, eventos ou atividades de partidos ou candidaturas. Há em Canoas excelentes candidatos e candidatas aos cargos de deputado estadual e federal. Peço que os canoenses escolham aqueles e aquelas que estiveram ao meu lado na eleição de 2020 e que desde o ano passado apoiam minha gestão à frente da prefeitura. Vivo dias de tristeza e dor, afinal, desde a juventude, a política sempre foi minha maior paixão”.

COMO FICARÃO OS RUINS DE VOTOS?

Cabe agora aos ruins de votos, ou encostados, o protagonismo de liderar seus comandados para apoiarem seus candidatos no pleito que se aproxima.

Carguistas que são, terão eles essa capacidade?

A bengala política está afastada, então, quem irá nos salvar?

Agora é a hora da verdade, de provar que não são dependentes da Bengala, aprender a caminhar sem os encostos políticos. Ser protagonista não é tarefa fácil, é preciso talento.

E talento é o que falta para os ruins de voto, indivíduos que vivem em função dos cargos políticos que ocupam e que, por conseguinte, acreditam que todos dependem deles para “ser alguém na vida”. Gente que está no poder por décadas e “não larga o osso” de jeito nenhum, seu principal objetivo, é justamente permanecer em cargos até a aposentadoria, as vezes até após, tanto apego que tem pelas facilidades de um cargo.

Portanto meus caros, o desafio está lançado.

Vocês sabem andar sem bengalas?

Afinal, vocês estão a tanto tempo sentados em uma cadeira pública que esqueceram de andar sozinhos.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*