Árvore para que te planto…
Por Marco Leite
A prefeitura está contratando uma empresa para um plano de arborização, gostaríamos de saber o custo disto?
O tal contrato prevê, que a contratada atuaria, inicialmente, na região central da cidade, com vistorias e amostragem das árvores. Tudo muito bonito, até a foto da matéria é linda, só tem uma coisa, e os coqueiros que foram plantados nas vias?
Estamos mostrando aqui o do viaduto da Boqueirão, BR 116 e Mathias Velho. As fotos são de um leitor atento, o Vitor Reck, elas mostram o descaso com o bem público, porque deixaram ficar assim? Falta a tal manutenção, rega e outros cuidados. Os coqueiros, alguns simplesmente morreram, e terão que serem substituídos, ou seja, mais um gasto do erário.
O dinheiro entra fácil, né? Então é só gastar.
Daqui a pouco teremos respostas de representantes da Prefeitura dizendo que é perseguição nossa, que estamos com o outro lado, que não conseguimos boca no governo. Mas eles sabem que não pretendo e nem quero me aposentar em serviço público, tenho profissão e vivo disso, graças a Deus. Então não me venham com chorumelas, trabalhem e façam por merecer elogios.
Vamos esperar, talvez agora com a empresa contratada não terão que ficar substituindo o que que foi mal cuidado. Pois a cada planta perdida é uma nova que tem que repor, isso gera gasto, pessoal, combustível e outros. Mas principalmente deixa a via feia, aquele viaduto citado parece a Faixa de Gaza tamanho o abandono, com isso só espantam os empreendedores que poderia investir na região, morta comercialmente há anos.
Canoas está precisando de mais atitude, chega de inércia, e principalmente parar com propaganda midiática.
Veja o Plano Municipal de Arborização Urbana da PMC
O projeto prevê a criação de diretrizes de plantio, que buscam evitar problemas futuros com espécies inadequadas nos espaços disponíveis, para que, desta forma, as intervenções de poda e corte sejam minimizadas no decorrer dos anos. A empresa contratada deverá realizar um diagnóstico completo, com o mapeamento georreferenciado de todas as árvores da cidade e a identificação das intervenções necessárias. Também está previsto o desenvolvimento de um mapa interativo, onde cada vez que for plantada uma árvore a informação será lançada neste mapa (Escritório de Comunicação/PMC).