Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

SEMANA FARROUPILHA: Caxias Neto não vai comer minha ovelha

Por | Marco Leite

Vou contar uma pequena história, sempre participei da Semana Farroupilha, hoje não vou mais. Eu gostava das primeiras, eram do povo, nós podíamos participar, lembro que quem organizou a primeira no Parque Eduardo Gomes (Parcão), foi a professora Ivone Frare.

Eram festas de famílias, amigos e principalmente a população, que se dirigia em grande número para o Parcão. Recordo com carinho de dois pioneiros patrões, seu Firmo Faria e seu Olegar Fernandes, tem muitos outros mas vou ficar neles para exemplificar o duro trabalho que era fazer uma Semana Farroupilha.

Era tempo de barracas de lona, do circo central e principalmente muita lama, mas pensem em muita lama. Gaúcho e Prenda dos bons não saia limpo de uma Semana Farroupilha. De repente a Semana Farroupilha começou a ser organizada, galpões foram construídos, os CTGs e Centro de Tradições é que poderiam frequentar e organizar a festa, juntamente com a Prefeitura Municipal de Canoas. Como sempre, quando se mete política no meio a coisa tende a degringolar.

AGORA VEM MINHA HISTÓRIA…

…naquele tempo eu ainda bebia e era metido a valente, certa feita chegou um deputado federal, daqueles metido a Barão de Caxias ou General Neto, se achando dono do acampamento farroupilha. Entrava nas barracas e ia se servindo sem ser convidado. Lá estava eu, assando uma ovelha, um churrasco de respeito e preparado com todo o esmero que um ovino merece, afinal eu queria agradar meus convidados. A churrasqueira, feita de tonel, estava á pleno e a ovelha ficando lindaça. Eis que o Caxias Neto, apelido que estou dando para o deputadinho metido a facão sem cabo, pegou uma faca e ia tirar uma lasca de meu cordeiro mamão. Larguei minha caneca de canha e gritei:

“tire suas patas daí, que essa ovelha tem dono”.

Foi um congelamento total, Caxias Neto e sua comitiva ficaram surpresos com minha atitude, o que deveria ser ao contrário, afinal eram eles que estavam pegando o que não era seu, e não foi lhe oferecido, e pior, não estava pronto para ser servido. Quem é churrasqueiro vai me entender. Caxias Neto quis justificar o ato, dizendo ser Deputado Federal, mas eu lhe respondi: “e aí, que culpa tenho eu se tu resolveste não trabalhar, aqui tu és igual a qualquer um. Em meu acampamento só se serve quem eu permito e quem eu aceito como convidado, então ponha-se daqui para fora”.

Pode ter parecido uma atitude grosseira essa, mas não foi, é preciso dar limites para os agentes políticos. Onde eles metem a não a festa deixa de ser do povo, basta ver a Semana Farroupilha do ano passado, onde se gastou mais R$ 5 milhões, e foi feita só para poucos amigos de políticos de ocasião. E é assim, o primeiro pedaço de nosso assado sempre será deles, eles estão lixando para os verdadeiros donos da festa, os tradicionalistas, cabe salientar que a 12ª Região é uma das maiores e mais qualificadas do Estado.

Mas não, com a desculpa do temporal, eles não ajudam em nada, destroem piquetes, criam regras e querem dar às ordens.

Tipo, manda quem pode e obedece quem precisa.

Ontem publicamos uma notícia da Rádio Corredor, que o Prefeito informou, que não liberou os galpões porque os patrões são amigos de um suplente de vereador, pelo visto estão preocupados com quem aponta os erros. Não precisa ter medo, é só governar com correção.

Prontamente um membro da AETC, publicou uma resposta em nossas redes sociais, a qual reproduzimos aqui.

Boa tarde!

Meu nome é Cirilo Andriola Vice-presidente da AETC.

Venho aqui nesta postagem deixar registrado que nesta manhã estivemos reunidos com o Prefeito NEDY, para tratarmos única e exclusivamente sobre os Festejos Farroupilhas e em momento algum se foi tratada sobre o desmanche de outros galpões, pelo contrário, inclusive já foram registrados os pedidos para a reconstrução dos mesmos Informação que corre nesta chamada “rádio corredor” NÃO É VERDADEIRA. E me coloco a disposição de quem for para esclarecimentos, principalmente do jornalista Marco Leite que assina está postagem.

PRONTO AMIGO CIRILO, AÍ ESTÁ O SEU DIREITO DE RESPOSTA.

Mas os questionamentos surgiram, e também vamos colocar aqui.

Fábio Bernardo

Cirilo Andriola, e o senhor acredita que este espaço vai ser novamente cedido aos dois Piquetes que foram demolidos durante suas construções?

Gostaria de saber sua opinião?

Cirilo Andriola

Olá Fábio, não só acredito como lhe afirmo, que seguindo os CRITÉRIOS que hoje a Associação preza e presidida por esta atual gestão que SIM será liberada para as duas entidades atingidas.

Fábio Bernardo

E seria possível prevermos uma data para isto?

Fábio Bernardo

Pelo visto, sem data prevista!

E TEM MAIS:

Luiz Junior

Estranho a postagem, sou Tesoureiro da AETC, participei da reunião hoje com o prefeito e ao contrário da rádio corredor, o Prefeito deixou bem claro ser parceiro da Associação e que estará liberando a área para a reconstrução dos referidos galpões, a qual já estão encaminhadas para as devidas autorizações.

Fernando Ferreira

Luiz Junior, o senhor tem isso por escrito? Qual a garantia que teremos os espaços?

NOTA DO ALDEIA

Aí estão os pontos discutidos e nossa página do Facebook, colocamos a posição dos tradicionalistas e os questionamentos dos interessados na reconstrução dos piquetes. Parece que mais uma vez a semana farroupilha foi usurpada por políticos de ocasião, estamos em ano eleitoral e ninguém quer perder estes votos, né?

Mas é preciso dar um freio nos generais Caxias Neto, se não perderemos mais uma vez, é preciso colocar ordem nas coisas. A Semana Farroupilha não é palanque político, aos soberanos cabe o que lhe compete. Eles não irão chegar e ir cortando nosso assado, a ovelha é preparada com esmero, para vir um aproveitador e comer o primeiro e melhor pedaço.

Mas tem gente que se contenta com migalhas, bom aí já é outra história…

…mais uma peleia perdida por submissão aos Generais Caxias Neto.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*