Das Rosas, da avareza e da Semana Farroupilha
Por | Marco Leite
Acordei as 5h40min, perdi o sono, meu ócio criativo me deixou cansado no dia de ontem. Afinal, ler e escrever cansa, mas é uma mania minha fazer o quê?
Mas despertei, não morri dormindo, então vamos tocar o domingo, chimarrão feito, vou ver minhas rosas de sacada, sim, sou um gaúcho de apartamento, mas cultivo alguns temperos e flores em meu pequeno jardim suspenso.
Já dizia Machado de Assis:
(…) “Ó filhas da natureza;
Em que vos pese à beleza,
Pereceis;
Mas, não…
Se a mão de um poeta
Vos cultiva agora, ó rosas,
Mais vivas, mais jubilosas,
Floresceis”. (…)
Faço a minha parte para a vida melhorar, pelo menos em minha sacada.
SEMANA FARROUPILHA
Este ano optei por não ir na Semana Farroupilha de Canoas, vi muita avareza do poder público em relação a nossa maior festa, peguei nojinho. Com a desculpa do temporal o Governo não ajudou em nada os tradicionalistas. Até compreenderia isso como uma bela atitude, não fosse pura jogada política. O senhor Sucedâneo, como bom criador de ovelhas, quis ou colocou cabresto nos Gaúchos do Parque. E, levou vaias e não gostou, acabou por xingar as pessoas os chamando de mal-educados. Uma atitude deselegante e destemperada, que em nada combina com o espírito da festa.
Se falta dinheiro para a festa, não falta para campanha política, pedisse um pouco para cada candidato, pronto a festa não teria ficado descamisada. Chega de discursos demagógicos e populistas, coisa que o Sucedâneo não é, por mais que se esforce em vídeos e lives.
Gastar em uma festa popular é investimento.
Vamos dar o exemplo da Semana Farroupilha de Porto Alegre, no Parque da Harmonia, ela está completando 40 anos, e foi realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (Smcec), em parceria com a GAM3 Parks.
Observem bem, o termo Economia Criativa, é investimento. Lá, no Parque Harmonia, temos 230 piquetes, aqui em Canoas o governo destrói piquetes e diz que é para não estragar o layout do Parque do Gaúcho, quanta balela.
Mas voltamos à uma verdadeira festa popular, a do Harmonia, que saiu em todos os principais jornais do País, uma mídia gratuita, não como as mídias daqui de Canoas que pagam milhões para sair em horários nobres, como o Fantástico aos domingos.
Aí pode, né?
Qual a desculpa para investir mais de R$ 17 milhões em publicidade para o ano que vem, poderiam usar o temporal e cortar toda e qualquer verba de propaganda. Não tem uma merreca para ajudar os tradicionalistas, mas tem para fazer jornaizinhos. São 100 mil exemplares semanais, que vão parar em PETs para xixi de animais de estimação ou em lixões recicláveis, podem conferir abaixo, nós já denunciamos isso.
Porto Alegre, aqui do lado nos dá exemplo, é investimento, quando dia 20 de setembro chegar o Parque do Harmonia terá recebido cerca de 1,2 milhões de pessoas. E uma expectativa que sejam consumidas cerca de 800 toneladas de churrasco.
Vocês já pararam para pensar, quanto isso rendeu para nossa capital, sem falar no prestígio para a cidade. Porto Alegre também foi fortemente atingida pelo temporal, mas se organizou e foi à luta, não desmereceu o esforço dos tradicionalistas. Muito diferente de Canoas, onde não foram respeitados, não receberam qualquer ajuda, tiveram patrimônios desmanchados e pouco caso governamental.
Tomara que com esse exemplo dado em meu texto, os governantes acordem, pois, para dar uma festa, em plena pandemia, para os amigos do Rei foram gastos mais de R$ 5 milhões em circo montado para meia dúzia, sendo que temos um multipalco novinho e muito pouco usado.
Realmente, em Canoas, não tenho porque comemorar a Semana Farroupilha…
…vou para Porto Alegre, tchau!
VEJAM O DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO