Amanhã de manhã será o dia do Vermelho 27
Por | Marco Leite
Acordei de um sonho, tipo 180 dias sonhando, estava em um cassino. Jogo no pano, jogo feito, vermelho 27, esse homem em exílio, um dia já foi líder, teve amigos. O soberano da roleta, foi sua majestade o jogador, vermelho 27.
De seu dinheiro tanta gente se alimentou, mas e quando a sorte caprichosa o abandonou?
Cada (mui)amigo num estranho se tornou, a vida e a honra em um lance arriscou. Jogo, jogo feito deu Preto 17. Que sonho mais maluco para começar um texto, coisas do saudoso Nelson Gonçalves.
Porém, como tudo na vida é passageiro, certo mesmo é a tripulação, o prefeito afastado Jairo Jorge deve retornar amanhã ao Paço Municipal, caso nada aconteça durante o dia. É um direito seu, afinal ele cumpriu todas as determinações da Justiça. Fez seu exílio de 180 dias para chegar até amanhã e reassumir o posto para que foi eleito.
Chega cheio de promessas, como atender a população na praça em frente ao Paço, uma atitude midiática, pois, decretos e decisões não são tomadas em praça pública, todos estamos carecas de saber disso. Já em um primeiro ato deveria dar uma revisada na LOA – Lei do Orçamento Anual para 2023, são vários itens a serem revisados, como por exemplo: parar de gastar com publicidade e mídia, a previsão é de mais R$ 17 milhões; se preocupar de parar de fazer do Gabinete do Prefeito um cabide de emprego e de gratificações para servidores concursados, são mais de R$ 45 milhões em uma secretaria meio, que não deveria gerar tantos gastos. Como jornalista que é, Jairo Jorge deveria saber que a melhor mídia é o trabalho.
Mas seguimos, agora Jairo vai trazer de volta o que já existia, maior rigidez e transparências nos processos licitatórios e principalmente emergenciais. Vale lembrar, que foi esse descuido que o levou a ficar afastado, em decorrência da Copa Livre ocorrida no dia 31 de março do 2021, leiam os links abaixo.
Mais uma vez, o jogo está na mesa, em um governo midiático e de desculpas muito pouco se fez em uma ano e nove meses, sendo que Jairo ficou fora por seis meses, e daí tudo parou de vez, o pouco virou nada.
Jairo assumiu em plena pandemia, prometendo 400 mil vacinas para o município e que Canoas seria a primeira cidade a sair da crise, mas essa promessa não dependia dele e sim do Governo Federal. Criou, juntamente com outros Prefeitos, uma frente para discutir diretamente com o Planalto, essa frente pouco surtiu efeito, aliás, surtiu despesas com pessoal e viagens e quem pagou fomos nós, os munícipes.
Vai ser preciso fazer um governo impecável para recuperar o prestígio perdido com o afastamento de suspeita de corrupção. É preciso lembrar para a população que voltando Jairo não deixará de responder ao processo pelos crimes que é acusado, ele continuará e o resultado pode demorar anos, como tudo em nosso País.
O povo quer uma solução para o lixo do temporal e recolhido, quer ruas limpas, quer o asfalto arrumado, mais uma fase que o governo usa desculpas, e diz que está fazendo muito mais do que as coisas a meia boca que nos apresenta.
A Saúde só piora, na farra das terceirizadas, das intervenções e dos contratos emergenciais as coisas estão terríveis, funcionários sendo demitidos e tomando calote das empresas (leia-se GAMP e FUNAM), faltam insumos básicos para atender as pessoas, pacientes chegam a ficar 48 horas esperando por atendimentos e nada é feito. Mas na propaganda, tudo está uma maravilha.
E a Segurança? Falam que diminuiu e mostram Cards nas redes sociais, acho que eles devem estar cegos, leiam os jornais de hoje, só no Guajuviras foram quatro assassinatos. Depois do ocorrido, as forças de segurança ocupam os locais. Mas claro, vão dizer que segurança é problema do Estado, tirando fora a responsabilidade municipal.
O Transporte Público, esse é a cereja do bolo, temos uma empresa mais velha que Canoas e que domina o vai e vem das pessoas que produzem para o município em suas carroças, essas que ficam pelo caminho quase que todo o tempo, as paradas caindo aos pedaços e horários nunca cumpridos. Mesmo assim eles estão sendo sustentados por um governo inoperante e generoso com a incapacidade da Sogal. Nunca se gastou tanto com uma empresa, tem até gestão da PMC dentro da empresa, prometeram uma licitação dos tais Amarelinhos, nada fizeram, e a população segue à mercê da sorte no seu dia-a-dia.
É muito pouco para um governo que chegou prometendo de tudo, mas todos merecem uma segunda chance, pois bem Prefeito Jairo Jorge, amanhã será o dia.
Jogo no pano, jogo feito, vermelho 27, bom jogo para o senhor, vai precisar de muita sorte.
Isso, é claro, se o Ministério Público não for o Preto 17.
LEIA MAIS