Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

A Cidade dos Cones Laranjas e a faxina fajuta

Por | Marco Leite

Alguns já devem ter lido por aí mas vou contar uma historinha…

…certa feita um cavalo caiu em um poço, o matuto sem saber o que fazer para salvar o animal resolveu enterrá-lo vivo. A cada pá de terra que era jogada para o fundo do poço e no dorso do cavalo, ele se mexia e usava a terra como base para ir subindo. Quando o matuto percebeu, o cavalo saiu triunfante do buraco onde se meteu.

Então é isso, cavalo que não se mexe não sai do fundo do poço.

Hoje, fui tomar meu café no centro da cidade dos cones laranjas, como sempre fui andando e percebendo o abandono de nosso cartão de visita. O nome é atirado,tem obras e problemas que vão fazer aniversário de abandono, vejam os links no final da matéria.

No dia 06 de julho deste ano, ou seja, três meses atrás a Prefeitura criou um grupo de trabalho para revitalização da Região Central da Cidade. O grupo foi formado por diversas secretarias municipais. Em um primeiro momento seriam realizadas visitas técnicas na região central de Canoas. Após seria traçado um diagnóstico da situação do centro, assim estabelecendo um roteiro de ação e execução de revitalização da área.

As visitas, de acordo com o Ecom, foram realizadas e foram abordados temas como a mobilidade urbana, acessibilidade de calçadas e rampas de acesso, problemas de infraestrutura ao longo da via, poluição visual, deterioração de calçadas e mobiliários, limpeza das paradas de ônibus e conservação dos monumentos históricos da região.

Dentre os planos a ideia era padronizar e foram constados muitos desníveis, calçadas prejudicadas, bancos sem usabilidade e espaços com a pintura deteriorada. O grupo prometeu na época trazer uma nova cara para essa região que é fundamental para a nossa cidade.

Três meses atrás a Prefeitura criou um grupo de trabalho para revitalização da Região Central da Cidade

A REALIDADE

Passados três meses da criação do grupo de trabalho, nada foi, devem estar ainda na fase dos diagnósticos, como demoram, né?

Com certeza estão “elencando” as ações imediatas do nada que foi feito até então, parece a Villa Nènè no Marechal Rondon, que não sai da fase do edital. Vão terminar o governo elaborando o que deve ser feito.

O grupo de trabalho não deve caminhar no Centro da cidade, o processo inicial seria a revitalização abrangeria a área em torno da Prefeitura, Praça da Emancipação, Praça do Avião, Rua Quinze de janeiro até a Rua Domingos Martins, incluindo a Avenida Victor Barreto, Praça das Bandeiras e Casa dos Rosa.

Nada disso foi feito, paradas caindo aos pedaços, calçadão abandonado, a Quinze de Janeiro parecendo um queijo suíço, o abandono é total. Como sempre, nesse governo, tudo fica no campo das ideias e não sai do papel. Antes era por causa da pandemia e agora deve ter sido pelas eleições. E, por favor, não vamos culpar o afastamento do Prefeito, um governo não é feito de um homem só.

Chega de desculpas esfarrapadas, façam como o cavalo do poço, deem seu jeito, pensem…

a cidade é sua casa pelo lado de fora, vocês deixam sua casa neste estado de abandono e de sujeira?

Obra, na Quinze, em frente a agência do Banrisul nunca termina, um problema que se arrasta por mais de ano
Poste na Fioravante Milanez pode cair
Calçamento quebrado por toda a região central
Acessibilidade um problema permanente e desrespeito com quem precisa
Passarela, na Santos Ferreira, que dá acesso ao centro está totalmente abandonada

No centro está totalmente abandonado, soubemos que empresários já se ofereceram para ajudar, sem a interferência do Poder Público, eles só querem que a Prefeitura autorize as ações e deixem a inciativa privada agir.

Pensem, se até o cavalo trabalhou e foi inteligente para sair do fundo do poço, imaginem o que não pode fazer uma equipe qualificada, como a que foi nomeada.

Falta muito pouco para isso acontecer, basta parar de colocar cones laranjas e ter o mínimo de boa vontade.

Sem isso, o fundo do poço será o fim de um governo que ainda não disse a que veio.

VEJAM MATÉRIAS SOBRE O ASSUNTO E SUGESTÕES QUE LEVAMOS AOS GOVERNANTES

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*