EXCLUSIVA | União Brasil será um dos protagonistas do governo Leite, garante Busato
O ex-prefeito de Canoas, presidente estadual do União Brasil e deputado federal eleito, Luiz Carlos Busato, participou nesta quinta-feira da nova etapa da transição no Governo do Estado ao se reunir com o governador eleito, Eduardo Leite e o coordenador da transição, Arthur Lemos. No encontro, que reuniu os deputados eleitos do União Brasil, ocorreu a apresentação do projeto de reestruturação administrativa que deve ocorrer na próxima gestão. Conforme Busato, novos encontros vão acontecer nos próximos dias para tratar também da futura composição de governo. “O União Brasil, um dos maiores partidos do estado e do país, será um dos protagonistas nos próximos quatro anos no Governo do Estado para seguir trazendo mais desenvolvimento e qualidade de vida aos gaúchos”, completa o líder da sigla.
Ex-prefeito de Canoas tem participado intensamente da transição. Na última quarta-feira esteve ao lado do atual governador, Ranolfo Vieira Júnior, do governador eleito, Eduardo Leite, e do vice-governador eleito, Gabriel Souza, no Seminário Geral da Transição do Governo, para apresentar as propostas do partido para melhorias em diversas áreas, sobretudo na educação, transporte público e infraestrutura. O encontro ocorreu no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
Uma das bandeiras que Busato vem defendendo é a importância das reformas das escolas estaduais para o avanço da educação, uma das prioridades de Leite para os próximos quatro anos. Para Busato, as melhorias na infraestrutura dos prédios escolares devem ser de responsabilidade da Secretaria de Obras, pasta que Busato liderou entre 2011 e 2014. “Entre outros projetos e ideias, a equipe técnica do União Brasil trabalhou no projeto de reforma e melhorias na infraestrutura de todas as escolas estaduais, apresentando a viabilidade e a assertividade a partir da execução pela Secretaria de Obras. Como sendo a principal prioridade do novo governo, a área da educação deve trabalhar concomitantemente com a valorização dos professores, a recuperação do aprendizado dos alunos a níveis anteriores à pandemia, o combate à evasão escolar e a reforma das instituições de ensino”, explica.
Outro ponto destacado por Busato é a continuidade e a ampliação do Programa Pavimenta, que até o momento, já contemplou 409 municípios com asfaltamento e infraestrutura viária. O programa foi desenvolvido pela secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), que Busato liderou de 2021 até abril deste ano, quando teve que se afastar para concorrer ao mandato eletivo.
Eduardo Leite agradeceu a colaboração dos partidos nos workshops e destacou que as contribuições e o resultado do diálogo serão colocados em sintonia com o plano de governo. De acordo com Leite, se no primeiro mandato o objetivo foi o ajuste fiscal, no segundo o foco será melhorar a performance do governo. Entre as ações da gestão 2023-2026, reiterou que a educação será a principal prioridade.
Os workshops que ocorreram ao longo de novembro foram organizados pelo Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), que também foi responsável pelo seminário final. Os encontros foram pautados no cenário atual e nos projetos para cinco eixos de governo: Social e Qualidade de Vida; Ambiental e Infraestrutura; Econômico; Fiscal e de Gestão; e Educação e 1ª Infância.