Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Retrospectiva 2022 | Parte 1 | Enquanto um caiu em desgraça, outro resolveu fazer graça

Por | Marco Leite

O assunto do Notícias da Aldeia Canoas sempre foi a política e de como ela interfere no cotidiano da população canoense. Está provado, com a polarização no País, que a política é o assunto mais comentado na internet, jornais e redes sociais em 2022. Só a Copa do Mundo tirou um pouco o foco da política.

Em Canoas, uma cidade sem governo desde 2021, a retrospectiva de 2022 começou em 31 de março por ocasião da Operação Copa Livre, uma ação do Ministério Público/RS, que afastou o Prefeito Jairo Jorge de suas funções por suspeitas de corrupção.

Desde então, a cidade que já era mal conduzida e as desculpas eram sempre postas na gestão anterior e na pandemia de Covid-19, simplesmente parou. Onde um dos mandatários caiu em desgraça e o outro, sucedâneo, resolveu fazer graça.

É sério o que estamos falando, 31 de março foi o dia em que Canoas Parou!

No foi e não volta, as incertezas tomaram conta e o Paço Municipal não consegue conduzir um bom governo para os canoenses. Nós merecemos mais, muito mais que meras lives e anúncios de obras que não saem do papel.

Poderíamos citar algumas ações demagógicas, lembram quando chamaram a imprensa para anunciar a licitação dos amarelinhos da Sogal?

Foi um estardalhaço, nada de concreto foi feito. O que ocorreu foi um grande acordo para sustentar a massa falida chamada SOGAL, desde então já foram distribuídos mais de R$ 10 milhões em subsídios para empresa. Para onde vai esse dinheiro ninguém sabe, os veículos estão caindo aos pedaços e ficando pelo caminho, os acordos com os funcionários e ex-funcionários não são cumpridos. Fiquem atentos, se a empresa não honrar com o décimo terceiro vamos ter paralisação na virada do ano de 2022.

Tem mais, agora estão contratando uma outra empresa de transporte público, para estudar a viabilidade da licitação, ela estreia em março de 2023 na cidade. Será mais uma herança maldita do transporte? A Sogal vai aceitar calada sem nada fazer? Vem briga na justiça por aí, podem aguardar.

Outra demagogia anunciada no ano de 2022, foi o mutirão de Cirurgias atrasadas. O Sucedâneo, já substituindo o Alcaide afastado, fez grande publicidade que iriam zerar as demandas atrasadas, seriam 9 mil pacientes esperando, nada ocorreu como o planejado. E eles ficam quietinhos, se pegarem os borderôs e os balanços vão ver que pouco foi feito e até pode ter aumentado a fila. As casas de saúde, HPSC, HU, HNSG, UPAs e UBS mal conseguem atender os pacientes que buscam atendimentos e, pior, agora a Polícia Federal voltou a investigar casos de corrupção em uma terceirizada da saúde de Canoas, até agente público foi preso e está na Pecan, me desmintam se não for verdade. O espaço está aberto para as respostas, nem insumos tem para simples atendimentos. Não é à toa que uma das principais suspeitas da Copa Livre envolve farmácias, um grande instrumento para lavagem de dinheiro.

Agora no final do ano, é hora de andar e posar com camisetas do Brasil, afinal a Copa do Mundo é uma ótima cortina de fumaça e para exibicionismos, onde escondem todos os problemas. Vamos ao Centro da cidade, passamos há vários anos mostrando o abandono, tem uma placa em frente da Galeria São Luís, no Calçadão, que tem as logomarcas do primeiro mandato de Jairo Jorge, ela é o símbolo do descaso público. E têm os cones Laranjas, eles parecem que procriam como os Gremlins, que quando molhados pelos alagamentos se tornam uma praga, mostrando o queijo suíço que é nossa cidade. O asfalto, da outra gestão, está se esfarelando e nada é feito. As máquinas que prestam serviço para Secretaria de Obras, estão paradas por falta de pagamento, a usina de asfalto é só usada para acomodar Cargos de Comissão.

A cidade parou, mas a camisa da seleção está limpinha.

E agora, vai ficar ainda mais parada. Ninguém sabe se vai ou se volta, um na desgraça e o outro na graça.

Hoje, com a derrota da seleção brasileira, como ficará a relação dos dois mandatários que não mandam?

Sabe-se que já não sentam na mesma mesa e que existe um poder em disputa, quem sofre com isso é a população, na guerra de egos, quem perde é a Aldeia.

Será que haverá um desfecho ainda em 2022?

Tomará, a cidade não aguenta mais esperar por soluções que não chegam.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*