Prefeitura manda nota sobre a questão dos cavalos no Sebea
Hoje pela manhã recebemos a seguinte denúncia:
DESPEJO EQUINO
Você sabia, que os cavalos recolhidos pela Prefeitura foram despejados de Viamão? Por falta de Pagamento eles estão todos ali no Bem-Estar Animal e nada é dito pelos protetores. Inclusive por políticos que se elegeram defendendo a causa, estão todos “pianinhos” protegendo seus cargos junto ao “Paço Municipal”, e é assim que anda a política “a galope” no lombo dos animais abandonados. #noticiasdaaldeiacanoas
O assunto deu grande repercussão e a Prefeitura Municipal de Canoas mandou uma nota sobre o assunto e que vamos reproduzir na íntegra aqui em nosso site, vejam o que diz a PMC:
A Prefeitura de Canoas mantém um Contrato vigente com a empresa Gesta, cujo objeto é o recolhimento, guarda e manutenção de equinos resgatados pelo Município. O Contrato está em pleno vigor, atendendo rigorosamente as exigências impostas pela SEBEA, sob o crivo de um Fiscal de Contrato.
Na Secretaria Especial de Bem-Estar Animal (Sebea), encontram-se atualmente 10 cavalos, que permanecem em tratamento e aguardando castração. Assim que todos os tratamentos forem finalizados e os animais estiverem recuperados, estes serão encaminhados para o abrigo contratado pela Prefeitura, por ser este o protocolo adotado por este órgão.
Vale destacar que não houve nenhum caso de despejo de cavalos e que os pagamentos da Prefeitura de Canoas junto à cabanha estão plenamente regulares, assim como a prestação de serviços por parte da empresa contratada.
Vale ressaltar que Canoas retirou das ruas mais de 100 equinos, que agora vivem dignamente enquanto aguardam adoção.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES DO NOTÍCIAS DA ALDEIA:
Quanto aos valores do pagamento, eles estavam atrasados sim, essa informação foi passada pelos proprietários da Cabanha e, também, que foram regularizados recentemente. Existe também denúncias quanto ao trato desses animais, os pedidos de investigação foram encaminhados ao Deic – Delegacia De Proteção Ao Meio Ambiente em dezembro, e a resposta foi dada pela autoridade policial, com a constatação dos crimes e remessa do IP à Justiça junto ao Fórum de Viamão.. Seria legal os protetores dos animais irem até ao Bem-Estar Animal verificarem as condições que estão submetidos os animais. Fica o registro e o alerta para as autoridades.