CANOAS | Como será o amanhã? Responda quem puder
Por |Marco Leite
Um dia depois do amanhã é um filme interessante de ver, como muitos outros, que nos mostra o despreparo de não planejar. Mas vamos falar de Canoas, este é o nosso filme da vida real, aqui é uma cidade desgovernada, desplanejada e desesperançada. Temos dois prefeitos e não temos nenhum, é um governo de maquiagem, com poucas realizações.
Pegue seu carro, um coletivo (se este chegar na parada), ou vá a pé mesmo, não vai precisar andar muito para ver problemas. Por mais que o Sucedâneo prefeito se esforce para mostrar seus feitos, tem foto até dançando com a população, tipo: se ela dança, eu danço.
Seria a cidade do toque de caixa, mas como será o amanhã?
Dois eventos importantes poderão acontecer simultaneamente, a Reforma Administrativa poderá ser votada na Câmara de Vereadores de Canoas, ela está gerando muita polêmica. Como falamos, tudo é maquiagem, e essa proposta de reforma suscita muitas dúvidas, como: aumento do número de CCs, aumento de gratificações e extinção do CanoasTec. Segundo diz o Sucedâneo, isso irá gerar economia para o erário. Porém, os contrários à reforma falam exatamente o contrário, dizem que: com a extinção do CanoasTec, o governo irá terceirizar serviços em pequenos contratos e com maiores despesas das que já existem. De qualquer forma o projeto será discutido amanhã, quando os vereadores irão ouvir as partes e, talvez, levar a votação.
O segundo evento é o Dia do F5, o Habeas Corpus de Jairo Jorge está na mesa do ministro Sebastião Reis, e a terça-feira será de calo nos dedos interessados. Prós e contras serão os ansiosos de Plantão.
E se ele voltar?
Vai ter gente dando adeus ao carguinho. Na cidade, fala-se que Jairo tem uma listra pronta dos infiéis.
Se o prefeito afastado voltar, só uma pessoa tem o cargo garantido, o Sucedâneo. Ele é, eleito, da tripulação. O restante é tudo passageiro, pelo menos até 2024, quando teremos nova eleição.
Pois bem, a defesa de Jairo, entrou ontem (12) com um pedido de reconsideração e encaminhou um habeas sobre federalização da Copa Livre de volta à mesa do relator dos processos em Brasília.
Agora ficamos todos, a cidade, na expectativa de uma decisão do Ministro, a defesa alega que o Ministério Público estadual é incompetente para investigar atos e supostas irregularidades em que a União seria a principal parte interessada uma vez que os recursos em questão vêm do orçamento federal. Então, se a defesa obter o resultado que almeja, o caso vai para esfera federal, Jairo voltaria para prefeitura.
Seria cômico, se não fosse trágico, estaríamos recomeçando tudo novamente, um grande número de exonerações e nomeações, lembrem-se, existe a tal Lista do Jairo. Cabeças irão rolar e o que será de um dia depois de amanhã?
O governo do Sucedâneo aprovaria uma reforma administrativa, porém, se Jairo retornar o próprio governo vetaria a o projeto.
É assim que funcionam as coisas na casa da Mãe Joana, ninguém sabe o dia de amanhã!
VEJAM UM EXEMPLO DA GOVERNO INOPERANTE
Olhem o que diz um contribuinte sobre as creches: Aí largo minha filha no primeiro dia de creche e preciso buscar mais cedo pois não terá refeição para eles ficarem o dia todo.
LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO