Um café orgânico com Aldeia | CRIS MORAES, “Nedy não considera nenhum tipo de parceria que não expresse a vontade dele”
Por | Marco Leite
Hoje nosso café com o Aldeia de Notícias é com o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas. Cris Moraes é filho de Suely Freitas Ferreira, natural de Santana do Livramento, ele é um protetor e tutor de 32 animais resgatados, professor alfabetizador, funcionário público, bacharel em direito e primeiro Secretário Municipal de Bem-estar Animal do Rio Grande do Sul, na cidade de Canoas.
Foi eleito Vereador em 2016 e reeleito em 2020, sendo o 2º mais votado, crescendo 170% em sua votação. Em 2022, fui candidato a deputado federal, sendo suplente e tornando-se o protetor de animais mais votado no Rio Grande do Sul no pleito. Atualmente, Cris presidente do PV Canoas e vice-presidente do PV-RS.
Cris sente orgulho em falar, que participou da construção do primeiro Centro de Bem-estar Animal do RS, com consultório veterinário, duas salas cirúrgicas, sala de esterilização, uma sala com 12 boxes para a recuperação pós-cirúrgica, sala de administração, sala de reuniões, depósito de rações, sala de recepção, remédios e materiais esterilizados.
Esteva na construção e aprovação da lei 6044 de 2016, que previa o fim gradativo e irreversível da utilização de carroças em Canoas. Segundo ele, encaminhamento de 714 mil reais para os animais, através de emenda impositiva municipal, que possibilitará que Canoas tenha dois castra móveis ativos e ampliação dos atendimentos. Fala, que realizou mais de 500 procedimentos, seja resgates, castrações, internações ou consultas pagas com verbas próprias, através do subsídio de vereador. Participou com o executivo da construção e da ampliação de mais de 100% no cadastro de protetores, que possibilitou a aqueles que amam e ajudam os animais a ter acesso a atendimento gratuito e priorizado, para exames, castrações e um auxílio de R$350 mensais. Ainda junto ao governo, agilizou a regulamentação da lei do fim das carroças, com cursos profissionalizantes, cestas básicas, vale transporte, auxílio mensal de R$ 300 e um triciclo em troca das carroças e do cavalo. Ajudou na licitação com uma cabanha, onde os cavalos resgatados são abrigados e vivem em eterna liberdade, recebendo comida, atendimento veterinário e paz.
Mas não estamos aqui para falas bem ou mal do primeiro protetor presidente de uma casa legislativa da região metropolitana, queremos sim, é saber de sua atuação e do que pretende em sua gestão na Câmara e sua relação com os eleitores.
VAMOS AS PERGUNTAS:
Como está sua relação com o executivo, o senhor reclamou na tribuna que o prefeito exonerou pessoas próximas “ligadas” a causa animal de setores importantes, o que isso tem afetado sua gestão junto ao Paço?
É sabido que eu ajudei a construir este governo, me posicionei favorável ainda em 2019, o primeiro partido, o primeiro parlamentar eleito a apoiar a chapa Jairo Jorge e Nedy. E os projetos que hoje temos na causa animal em Canoas, todos eles ou tem a minha provocação ou foi idealizado por mim. Digo, pela vontade das pessoas que se importam com os animais, pois estou na câmara para representar a vontade de uma parcela significativa da sociedade. Mas o prefeito em exercício não entende isso, não considera nenhum tipo de parceria que não expresse a vontade dele, por isso, da minha parte resta prejudicada a relação com o executivo, já da parte dele, ainda não entendi, um dia gostaria de saber o que fez, realmente, o prefeito em exercício romper uma parceria que merece, no mínimo, respeito pela história construída na eleição de 2020.
Ao mesmo tempo, o senhor se aproxima de um antigo adversário, o Deputado Federal Luiz Carlos Busato, isso é um prenúncio de mudanças de rumo?
O deputado Busato, tem uma fala que sempre me chamou a atenção: “na política, se brigarmos com quem é nosso adversário político, chegará um dia que não teremos mais amigos”. E isso é verdade, sou um cara da paz, não alimento a guerra, alimento amor, é da minha natureza e da natureza do meu partido. E mais, o Busato, é o nosso representante no congresso e pode nos ajudar na construção de uma cidade melhor para nós e para os animais, foi isso que eu fui buscar na conversa com ele, sobre a mudança de rumo: meu rumo é construir políticas efetivas e resolutivas para os animais e esse rumo eu não mudo nunca.
O senhor foi acusado de receber dois salários ao mesmo tempo por um período, o que tem para falar sobre isso, o dinheiro parece ter sido devolvido ao erário, isso realmente aconteceu?
Uma baita injustiça, fiz o concurso como qualquer cidadão tem o direito de fazer e aprovei. Assumi em meio a pandemia, nunca faltei a nenhuma sessão, cumpri as minhas obrigações na Câmara e em sala de aula de forma virtual, o que me possibilitou fazer os dois. A sala de aula de um professor na pandemia, só quem estava consegue entender o quanto foi puxado, não havia descanso, a grande maioria dos dias as 22hs os professores estavam ainda atendendo pais e alunos, o que não aconteceria em uma época de normalidade. Recebi a minha primeira avaliação do estágio probatório positivo e solicitei a licença interesse para me dedicar a produção legislativa apenas. Quando solicitei a licença, a fazenda me pagou o último mês, de forma indevida, o mês que não trabalhei, e quando recebi o valor na minha conta imediatamente mandei e-mail para devolver aos cofres e devolvi o mês de salário que eu recebi e não havia trabalhado. Pronto.
No final do ano, soube da denúncia e a encarei com tranquilidade, considerando que não havia nada de ilegal no ocorrido, tanto que a mesma não prosperou e foi arquivada. Então, faltam com a verdade quando dizem que devolvi 30 mil para prefeitura, quando se é servidor público não podemos faltar com a verdade, sou professor do município de Canoas, com muito orgulho, me dediquei para isso, estudei, trabalhei, fiz estágio, me qualifiquei com o passar do tempo, hoje esta é a minha profissão. Na minha vida inteira sempre tive dois empregos… enquanto trabalhava na Uniritter em diversos cargos desde zelador até responsável pelo laboratório de informática, também tocava aos finais de semana para ajudar a pagar minha formação em direito, que tenho orgulho de ter. Para quem pouco trabalha, trabalhar o dobro é considerado errado. Discordo disso e entendo que o trabalho nos dignifica!
Ser o primeiro protetor a dirigir a Câmara muda alguma coisa na presidência da Casa Legislativa?
Para quem se preocupa e ama os animais, isso não tem preço, estar à frente da 3 maior economia do RS é ótimo, isso nos dá uma visibilidade gigante para a causa animal, tenho a certeza que renderá ótimos projetos para controlar de vez o descaso, os maus tratos, a exploração dos animais na cidade, o efeito pedagógico de ter um protetor na presidência da câmara de Canoas é incomensurável.
E quais são suas pretensões políticas para o futuro, 2024 é logo ali, o senhor vai concorrer a vereador ou pretende alçar voos maiores?
Saímos de uma eleição nacional conturbada e por 2,5 mil votos não sou o primeiro deputado federal da causa animal do RS, isso nos qualifica para voos mais altos? Talvez, mas tenho um compromisso com os meus eleitores de representar no legislativo os nossos interesses para a causa animal. Então, sou candidato à reeleição e já trabalho para 2026, quando vamos eleger o primeiro deputado federal da causa animal do RS. Estes são os planos do nosso grupo político.
O senhor pegou a presidência da Câmara no período mais obscuro de nossa história política, com um prefeito afastado por suspeitas de corrupção, o que o senhor tem como líder do legislativo para falar sobre o fato?
Sobre o prefeito eleito cabe salientar que ainda não houve denúncia e o tempo de afastamento acaba no final do mês de março. Acredito que Jairo volte e responderá, caso denunciado à justiça, e acho que volta tarde, afinal, a cidade precisa de um prefeito com foco na gestão e foco nos canoenses, o que não é o caso do prefeito em exercício. E como líder do legislativo o regimento interno e a lei orgânica são as minhas leituras de cabeceira, elas darão o rumo da cidade e eu, na condição de presidente da câmara, serei mero instrumento da lei.
Estamos com dois fatos para chegar na Câmara, uma acusação de homofobia e um de cassação política de um prefeito, se isso acontecer, como o senhor irá proceder?
Caso esses dois fatos cheguem a casa, os estudos da lei orgânica e do regimento interno somado ao conhecimento do direito nortearão as ações do presidente da câmara.
Por fim nos fale um pouco do Partido Verde em nossa cidade, quais são os planos em uma agremiação que já está consolidada, tanto na Câmara como em secretarias do Executivo Municipal.
O Partido Verde é um partido mundial, que se consolida como um partido necessário e em Canoas não seria diferente, trabalhei muito para que chegasse esse momento, faço isso desde 2006, quando ajudei na eleição para superasse a cláusula de barreira, que mais tarde foi derrubada pelo STF, considerada como “esdrúxula” pelo ministro Marco Aurélio, de lá para cá são quase 20 anos de militância.
Deixe uma mensagem para a comunidade canoense.
Aos canoenses, deixo uma mensagem de esperança, chamo a todos que façam parte da política, cada um ao seu jeito, não há crescimento correto em uma cidade sem a participação e a cobrança dos cidadãos desta cidade, vivemos a cidade, conhecemos os problemas e as soluções, por isso se faz necessário participar e ajudar nesta construção. Aos que se importam com os animais estejamos cada vez mais próximos, porque somente juntos vamos construir uma Canoas melhor para nós e para os animais.
CRIS NAS REDES
Seu Facebook: facebook.com/protetorcrismoraes
Seu Instagram: instagram.com/protetorcrismoraes