Labirintos Canoenses | Os exterminadores do Futuro
Por | Marco Leite
Ontem tivemos mais um capítulo da saga os Exterminadores do Futuro Canoense, sim, pois Canoas parou. Estamos em um labirinto, uma disputa de poder interminável. Após alguns dias conturbados, inclusive com uma condenação de Jairo Jorge, o prefeito afastado vislumbrou uma possibilidade de voltar. Isso devido uma provável federalização do Processo da Copa Livre. A bomba é, que a 4ª Câmara do Tribunal de Justiça do Estado declinou a competência jurídica para processar ações da Copa Livre a partir do pedido de um dos réus no processo. Com isso, todos os volumes do processo devem ser enviados após a publicação do acórdão ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre. A decisão só vale para os processos referentes a este réu, mas é o caminho que a defesa de Jairo Jorge esperava para federalizar também a tramitação de seus processos e, assim, suspender as medidas cautelares a que está submetido desde 31 de março do ano passado – especialmente, a que determinou seu afastamento do comando do governo.
Se isso ocorrer existe grande possibilidades do retorno de Jairo Jorge ao Paço Municipal, e se acontecer, o que irá acontecer no Labirinto Canoense?
Estamos sem saída, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come, e pior, tudo isso se passa em um grande Labirinto que não se enxerga uma possibilidade de escapar.
A primeira coisa que, provavelmente, Jairo fará é colocar o Sucedâneo Nedy no Ministério do Ar, hoje eles são inimigos políticos declarados, só não vê quem não quer.
Com a caneta novamente em suas mãos, o que fará Jairo Jorge?
Não esqueçam da grande lista dos traíras, segundo falam os apoiadores do afastado.
E a grande reforma administrativas do Sucedâneo, irá cair por terra?
E a fotografia com aquele novo secretariado? Certamente mudará e muito.
Desde o afastamento, ou até antes dele, a cidade está parada em meio a uma disputa de poder pelos dois antigos parceiros, um saiu e o outro luta para que ele não volte, mesmo que isso seja de forma velada, mas hoje nem assim mais é, a coisa está escancarada.
O Labirinto está aí e, desde o começo de 2021, não são eles que estão perdidos, somos nós a população.
Agora, se Jairo voltar, será um novo governo, um recomeço. Um começar cheio de desconfiança, afinal Jairo acabou de sofrer uma condenação, que cabe recurso, mas é uma condenação, hoje ele está recorrendo de uma sentença que lhe foi imposta. A Copa Livre continua, ela só muda de esfera, mas o processo segue.
Como poderemos sair do Labirinto Canoense, onde um governa com medo do retorno do outro. Outro quer voltará e certamente cabeças irão rolar, de novo a tal lista dos traíras, infelizmente as previsões não são boas para os Canoenses.
Esse é o grande labirinto canoense e nós somos os culpados, eles estão lá porque votamos, simples assim.
Enquanto isso, “os intersssessss” são maiores que a razão, onde temos um legislativo cheio de cargos no governo e isso, certamente, não mudará, só passarão a compactuar com outro senhor feudal, mas o esquema continua.