Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Será que “ele” volta segunda-feira?

Por | Marco Leite

Não aguento mais andar na rua, a pergunta é sempre a mesma:

Será que “ele” volta segunda-feira?

Eles começaram juntos no dia 01 de janeiro de 2021, era um casamento cheio de juras de amor. As qualidades de um enaltecida pelo outro, pareciam um par perfeito, tinham até um triângulo amoroso com um terceiro parceiro. Era o trio da esperança canoense, a cidade voltaria a ser a Canoas e o avião, finalmente iria alçar voos maiores. A solução da cidade havia sido decidida através do voto, era tempo de novos horizontes.

Promessas de ser a primeira cidade a vencer a pandemia da Covid-19, até isso agora está em litígio, a cidade voltaria a ter a pujança de outros tempos, era só colocar as culpas das mazelas no antecessor que tudo ficaria explicado.

Ledo engano, em 31 de março de 2022, a cidade foi acordada com agentes do Ministério Público invadindo o Paço Municipal e a casa do prefeito Jairo Jorge na famosa Operação Copa Livre, vejam os links abaixo. Desde então, foi o dia em que a cidade parou, Jairo foi afastado duas vezes por 180 dias e já está completando quase um ano longe da Prefeitura Municipal de Canoas.

O que estava ruim, em decorrência da pandemia e um governo que começou capenga, só piorou. A cidade literalmente parou mesmo, o Sucedâneo Nedy de Vargas Marques foi solidário ao prefeito afastado por alguns meses, ainda existiam as juras de amor e a certeza de que as acusações contra Jairo eram infundadas.

Mas o tempo passou, os apoios ao Prefeito Afastado foram ficando cada vez mais escassos, os “parças” já não eram mais fiéis, quem era foi afastado das fileiras do Paço Municipal. Foi questão de um gatilho para o casamento passar para uma crise. Para o Sucedâneo, Jairo já não era o santo que ele tanto desenhava.

E começou a guerra dos bastidores e do volta ou não volta Jairo Jorge, o casamento foi desfeito, só que o que uma eleição une a justiça não pode separar. Jairo e Nedy estão casados até 2024, quando teremos novo pleito.

Mas se ele voltar na segunda-feira?

Aí o bicho vai pegar, o que será de Nedy, o Ministério do Ar irá ser criado? E nosso sucedâneo ficará à deriva feito o Titanic.

As reformas? As nomeações? O selo das Oportunidades?

Claro que em caso de volta, Jairo Jorge não sairá exonerando todo mundo, ele irá precisar que as engrenagens funcionem e para isso terá que manter secretári@s, mesmo considerados traíras, para que a cidade continue funcionando.

Mas quem abrirá a porta do Paço Municipal na segunda-feira?

Seja quem for terá pela frente uma cidade cheia de incertezas e muitos, mas muitíssimos, problemas a serem resolvidos. É preciso tirar a maquiagem, arregaçar as mangas e trabalhar. Alguns dizem que Jairo é melhor administrador que Nedy, mas sobre ele recaem as suspeitas de corrupção e o medo de um novo afastamento, caso ele retorne. É meus amigos, se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Estamos em uma sinuca de bico, e a Câmara de Vereadores assiste ao show pavidamente e sem qualquer ação. Estão assustados, assim como a população assombrada com os desmandos político da cidade, onde todos, sem exceção, saem perdendo.

É tempo de decisão, seja quem for que abra o Paço Municipal na segunda-feira que comece finalmente a governar, dois anos e alguns meses se passaram e a Canoas está parada no remanso da inércia governamental.

O LIVRO DAS POSSIBILIDADES

Dentro do emaranhado de brigas jurídicas ninguém mais sabe o que pode acontecer, o que todos perguntam é se haverá ou não a renovação da suspensão. Os promotores responsáveis pela Copa Livre já haviam anunciado, em entrevista coletiva, que existiriam novas denúncias, mas até agora nada. O prazo legal está acabando para uma nova ação do MP, então, Jairo pode voltar e ser afastado novamente logo depois de assumir, e tudo voltaria como está, uma cidade cheia de incertezas e sem futuro.

Aqui na Aldeia nada é certo, só perguntas, teremos uma nova cautelar pedindo o afastamento? Qual esfera da justiça terá a incumbência disso, a Justiça Gaúcha ou o TRF4? Teremos outra operação surpresa?

Essa resposta, só segunda-feira em frente ao Paço Municipal?

FAÇAM SUAS APOSTAS!

LEIAM MAIS SOBRE O ASSUNTO

ENQUANTO ISSO A SAÚDE DE CANOAS AFUNDA

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*