Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

CAFÉ COM EMILIO NETO | “Derrubamos a traição articulada por Nedy na Câmara, e dissemos não ao impeachment”

Por | Marco Leite

Em plena ebulição política em Canoas, resolvemos ir ao âmago da questão, nosso Café de hoje é com Emilio Millan Neto, o novo líder do Governo de Jairo Jorge na Câmara de Vereadores de Canoas, ele foi o centro do furacão. Emilio, ainda como secretário no Governo Nedy, articulou para evitar o impeachment do prefeito que estava afastado do cargo, com isso Emilio foi exonerado. Essa ação transformou Emilio em um ferrenho crítico a gestão do Sucedâneo e defensor do retorno de Jairo Jorge, o que acabou acontecendo no dia 28 de março. No mesmo dia que assumiu o Paço Municipal, Jairo foi ao legislativo, conclamou união entre os poderes, e convidou Emilio para falar pelo governo na Câmara.

CONHEÇA O VEREADOR COM SEIS MANDATOS NA CÂMARA DE CANOAS

Emilio Millan Neto, Canoense, nascido em 25 de dezembro de 1965. É casado com Mirian Luciane Millan, pai do Daniel (20 anos) e da Rebeca (seis anos). Advogado, pós-graduado em Direito civil e processo civil, vereador há sete mandatos consecutivos.
Evangélico Adventista do Sétimo Dia, trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) onde foi organizador e instrutor de cursos de informática para educação, professor no curso de Educação para Adultos e por seis anos foi secretário-geral da Faculdade de Educação.
Desde 1986 filiado ao PT, onde foi presidente municipal por 6 anos. Em 1987 ajudou a organizar a ocupação do Guajuviras, sendo morador do bairro até hoje. Foi Secretário de Relações Institucionais de Canoas. Hoje é líder da Bancada do PT na Câmara e líder do Governo Jairo Jorge.

Otto, Enilio e Cris Moraes (Presidente da Câmara), juntamente com Márcio Freitas, formaram uma frente que evitou o impeachment de Jairo Jorge

VAMOS AS PERGUNTAS

Qual a motivação para estar tanto tempo na política?

Amo a política, desde a minha adolescência já militava no movimento estudantil. Compreendo que é na política é que são tomadas decisões que mudam a vida das pessoas. Ali se decide o investimento na Saúde, Educação, segurança e demais pastas indispensáveis à vida humana.  Gosto de gente, de debate de ideias, de reuniões. Amo a casa cheia de gente conversando, brincando, jogando e confraternizando. A política está em minhas veias.

No momento da maior crise política da história de Canoas o senhor não se omitiu, porém, em um primeiro momento o vereador foi para o executivo para ser o interlocutor do Sucedâneo Nedy de Vargas Marques, o que causou a ruptura nessa relação que parecia forte?

Quando fui para a Secretaria de Relações Institucionais, era para ser o interlocutor do Prefeito Jairo Jorge, jamais imaginei que um mês depois de eu assumir ele seria afastado. Continuei ali na esperança de ele retornar logo. Jamais aceitaria ir para lá se soubesse que o vice-prefeito Nedy estaria no exercício da Prefeitura tanto tempo. Não consigo trabalhar com pessoas arrogantes.

Consta, ou fala-se, que a sua missão seria cassar o mandato do Prefeito Jairo Jorge, e aconteceu justamente o contrário, dizem que foi o senhor que gestionou junto aos seus colegas para não votarem o impeachment, fale sobre isso:

A primeira ruptura surgiu quando ele pediu para eu articular com as Vereadoras do PT o voto favorável para cassar o prefeito Jairo Jorge.  Não aceitei, falei para ele que era um erro que ele estava cometendo já que a Justiça já estava investigando. Após, saí dali e fiz exatamente o contrário do que ele me pediu. Articulei com vários Vereadores para derrubarmos essa traição articulada por ele. Nessa missão tive o apoio de vários vereadores que me ajudaram. Sozinho não conseguiria, um vereador que me ajudou muito nessa missão foi o Vereador Marcio Freitas que é do partido do vice Nedy e o conhecia bem.

E de fato derrubamos, quando apareceu o Placar de 19 contra o processo de cassação e apenas 1 favorável, o vice Nedy se revoltou contra mim e me exonerou da função. Ao voltar para a câmara iniciei uma oposição ferrenha denunciando seus desmandos e traições.

O que o senhor tem a declarar sobre a personalidade do Sucedâneo e o jeito de dele governar?

Ele não é gestor, não faz planejamento, não cria metas e estratégias, é arrogante, grita com seus subordinados, os humilha publicamente e se julga dono da verdade. E tem o pior de todos os defeitos, é extremamente desleal.

O senhor acredita na inocência do Prefeito Jairo Jorge?

Acredito totalmente na sua inocência, li o processo de forma demorada.  A vida do Jairo foi devastada com interceptação telefônica, busca e apreensão na sua casa, na casa dos pais, da enteada, apreenderam computadores, telefone e documentos. Mesmo com tudo isso não encontraram provas que o recriminassem. Sabemos que teve irregularidades, mas não adianta achar um culpado, tem que achar o culpado

Canoas está em uma grande crise social e financeira, onde nada funciona, qual a solução que o senhor vislumbra para nossa cidade?

Primeiro tem que fazer um diagnóstico profundo das finanças do Município, saber a real situação. Com isso, traçar os cortes necessários de gastos, otimizar os serviços, fazer mais com menos. Tem que se debruçar coletivamente sobre os problemas e apontar soluções. O planejamento estratégico e a sua aplicação antecede a solução.

O prefeito Jairo Jorge esteve na Câmara, e lhe convidou para ser líder do Governo no Legislativo (o senhor aceitou com coraçãozinho), ao mesmo tempo que ele pregou União entre os poderes, como o senhor pretende conduzir o diálogo com seus colegas e o executivo?

O diálogo com a Câmara é muito bom, todos os vereadores sabem que se a cidade vai mal, todos perdem inclusive a oposição. Há uma compreensão do parlamento de que é preciso unir, trabalhar e ele creem, na sua maioria, que o Prefeito Jairo Jorge tem competência para ser o condutor dessas alternativas. 

A emendas impositivas, o governo não estaria repassando, o Prefeito Jairo afirmou o compromisso de regularizar, como vocês ficaram perante ao eleitorado, visto que isso ficou só na promessa para as entidades beneficiadas?

O Vice-prefeito Nedy sempre foi contra as emendas impositivas, mesmo sendo o montante idêntico ou menor do que o economizado pela Câmara. Denunciei isso da tribuna da Câmara na minha primeira intervenção na Câmara. O vice-prefeito Nedy destruiu o grupo de trabalho que eu havia criado na Secretaria para que as emendas impositivas se viabilizassem.  O efeito negativo do ano passado foi ruim para os Vereadores, mas para esse ano ainda há condições de realizarmos. O atual Secretário Mario Cardoso é muito competente e resolutivo.

O prefeito Jairo Jorge governa com o medo de ser novamente afastado, como fazer um governo sem a certeza de uma continuidade?

Ele já sofreu o afastamento por 12 meses, não há nenhum motivo para que haja novo afastamento.

Além disso, ter medo é normal, isso nos ajuda a sermos mais cuidadosos.  O Medo e a coragem são dois irmãos que se completam, um sem o outro é um grande equívoco.

Por fim a mais importante pergunta, com o retorno de Jairo Jorge o PT ganhou muita força diante do executivo, estaria hoje surgindo uma dobradinha?

Ainda é cedo para pensar em dobradinha, temos tarefas mais importantes na cidade. Se o trabalho for bem feito, e o Prefeito Jairo Jorge é especialista nisso, lá em março do ano que vem podemos sentar e ver quais nomes e partidos se colocam a disposição para construir uma chapa majoritária que permita que Canoas continue crescendo.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*