Desacordo ou Traição | O vampirismo e a maldição de judas
Por | Marco Leite
Hoje, sábado nublado, vamos falar de desacordos e traições. Desacordo, é uma situação em que duas ou mais pessoas possuem opiniões, pontos de vista, ideias ou interesses conflitantes. É algo comum na vida cotidiana, e pode ocorrer em diversas áreas, como no trabalho, na política, nos relacionamentos interpessoais, entre outros.
Em 2015, um pouco antes de Busato se eleger Prefeito em 2016, Jairo Jorge e ele entraram em descordo, talvez por falta de comunicação adequada e interesses pessoais diferentes que levaram a uma situação até engraçada. Dizem, que na época, os dois tiveram uma reunião e que Busato seria o candidato de Jairo Jorge para sucedê-lo no Paço Municipal, mesmo sem uma resposta positiva ou negativa, Jairo no outro dia apareceu entregando flores para sua vice-prefeita Beth Colombo e, “com direito a flores”, anunciou-a como sua candidata ao pleito. Busato não deixou barato e, também “com direito a flores”, anunciou a empresária Simone Leite vindo para a coligação de sua chapa, para enfrentar Beth e Mário Cardoso, Simone acabou não concorrendo e a vice de Busato foi Gisele Uequed, quando venceram o pleito em segundo turno com 84.387 votos, ou 51,25% dos votos válidos dos Canoenses.
Um desacordo que ficou acentuado durante o pleito e após ele, os episódios todos sabem e nem é bom lembrar, nunca houve tentativas de negociações, debates ou tentativas para chegar a uma solução que fosse satisfatória para todos os envolvidos.
Com o tempo, quando não existe traição, é possível encontrar um consenso, e em alguns casos o desacordo pode se transformar em harmonia um conflito gerado de tensão e hostilidade entre as partes. Foram preciso muitos mediadores para ajudar o desacordo terminar de forma pacífica. Por incrível que pareça, isso aconteceu através de uma traição que ambos sofreram, foi uma época de vampirismo. Foi preciso Jairo ir ao fundo poço, para entender e procurar por Busato, a cidade foi junto com ele para o fundo do poço, com tentativas de golpe atrás de golpe de todas as partes. Mas, parece que o desacordo acabou ontem em um encontro no Paço Municipal. Vamos ver o que o futuro nos reserva, existe um pleito (2024) se aproximando, será que os adversários de ontem serão parceiros de amanhã?
DAS TRAIÇÕES
Vamos falar de lendas, da relação entre vampiros e a maldição de Judas é um tema que tem sido explorado por muitos escritores, artistas e curiosos como eu. Segundo a tradição cristã, Judas Iscariotes foi o apóstolo que traiu Jesus, entregando-o aos romanos em troca de dinheiro. Como punição, ele foi amaldiçoado e passou a ser visto como um símbolo de traição e maldade.
Em Canoas, existem vampiros?
Algumas histórias de vampiros associam a figura do vampiro à maldição de Judas, sugerindo que eles são seres amaldiçoados por causa de alguma traição passada. O vampirismo seria então uma espécie de punição eterna, em que o vampiro seria obrigado a viver para sempre, mas sem a capacidade de se alimentar normalmente e que só consegue sugando sangue de outros. Estes seriam os famosos políticos ruins de urna, ou voto, passam desapercebidos pelo eleitorado, mas estão sempre no poder.
Se existem vampiros, não sabemos, mas assemelhados existem muitos, o tema levantado pelo Retornável Jairo Jorge em seu retorno, quando disse: “A política ama a traição, mas abomina o traidor”, plagiando o grande Leonel Brizola.
Jairo observou que foi traído por muitos parceiros, principalmente pelo seu vice, o Sucedâneo Nedy de Vargas Marques, aos quais ele não consegue perdoar, afinal, a grande maioria foi exonerada nesse novo recomeço do Retornável.
Então, Jairo foi pedir ajuda de seu desacordo, o Deputado Federal Luiz Carlos Busato, afinal o ex-prefeito também sofreu um revés de traição, quando o Dr. Nedy abandonou o seu governo e foi apoiar justamente Jairo Jorge em 2020, onde acabaram vencendo a eleição e derrotando Busato.
Estranhos caminhos os da política, o inimigo de ontem é o parceiro de hoje e pode, bem provavelmente, ser o adversário de amanhã, mas isso tudo é desacordo, não traição.
Conforme Brizola, a política abomina os traidores, esses não se criam, não tem popularidade, vivem de encosto e sugam a popularidade do outro para se manter no poder, são os vampiros modernos do mundo político. Sobrevivem por anos a fio no poder, temos vários exemplos, no País, no Estado e no Município.
Estamos nessa situação por político que governam no ego, de serventia pouco tem, até prova em contrário, Canoas ainda está à deriva, na segunda-feira (17), o Prefeito irá falar para imprensa sobre a situação financeira da Prefeitura, com apresentação de medidas para o aumento de receitas e redução de despesas. Estima-se que a dívida a curto prazo é de R$ 150 milhões, um mês inteiro de arrecadação do Município, já existe um burburinho dos servidores sobre atrasos em pagamentos, aliás, o Retornável falou disso em seu discurso de retorno.
Vou voltar a ler, a relação entre vampiros e a maldição de Judas é um tema fascinante, que tem inspirado muitas obras de arte e literatura ao longo dos anos, por exemplo inspirou meu artigo de hoje.