Vereadores aprovam reforma administrativa proposta pela Prefeitura Municipal
Após um Grande Expediente, realizado na noite desta quinta-feira, onde o Secretário de Relações Institucionais, Mario Cardoso e o Secretário da Fazenda, Adriano Ponticelli sanaram diversas dúvidas sobre a reforma administrativa, a Câmara Municipal de Canoas aprovou por 18 votos a dois a reestruturação proposta pelo Executivo. O projeto prevê uma série de modificações na estrutura, dentre elas a extinção da Secretaria de Políticas Transversais e da Secretaria Especial de Gestão Distrital, que serão absorvidas pelo Gabinete do Prefeito ao mesmo tempo que serão retomadas as Coordenadorias. Além disso, será criado um Escritório de Gestão, que será coordenado por servidores de carreira, com o objetivo de modernizar e trazer agilidade ao serviço prestado pela Prefeitura.
Uma novidade é a criação do Escritório de Resiliência Climática, que tem como principais funções o monitoramento do clima e pensar estratégias que visem diminuir o impacto das mudanças climáticas na população mais vulnerável. Outra inovação é a instituição do Escritório de Participação e Mobilização, que abrigará e será responsável pelas políticas de participação do governo, como Prefeitura na Rua, Prefeitura Aberta e Prefeitura Itinerante, esta última que funcionará sete dias por semana.
Também haverá criação de uma Secretaria Extraordinária para a Gestão Hospitalar, cujo objetivo será acompanhar, monitorar e fortalecer o trabalho dos três hospitais (Hospital de Pronto Socorro, Universitário e Nossa Senhora das Graças). De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Mário Cardoso, o projeto representa a modernização da estrutura municipal. “Nos debruçamos bastante para a elaboração desta Reforma Estrutural, para que a gente possa adequar as necessidades da gestão. É uma mudança conceitual e contempla algumas alterações operacionais, como, por exemplo, a escolha pelos Escritórios, que são estruturas ágeis e eficientes”.
Cardoso ainda destaca que, além de retomar e criar importantes novas ferramentas, a Reforma ainda gera uma economia em relação à anterior. “Estamos usando como base a estrutura já vigente, então não será gasto um único real a mais. Inclusive, teremos uma economia de cerca de R$ 16 mil mensais, totalizando quase R$ 400 mil até o final de 2024, com a redução de alguns cargos”, explicou.
A medida de diminuir o número de cargos em comissão e funções gratificadas é uma forma de simplificar a estrutura administrativa e torná-la mais eficiente, sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados à população.
FOTO:Mariane Silva
NOTA DO ALDEIA NOTÍCIAS:
O vice prefeito, Nedy de Vargas Marques, entrou na justiça contra a perda dos cargos em seu gabinete. Alegou rixa pessoal do Prefeito Jairo Jorge, uma liminar sua foi negada pela juíza do caso. Mas a Prefeitura terá que justificar a retirada dos cargos em 45 dias para a Justiça.
VEJAM A REFORMA APROVADA NA ÍNTEGRA