Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

O lixo e o descaso levam o Paquetá para um estado de calamidade

Por | Marco Leite

Recebemos imagens e relatos que o abandono com as causas ambientais é total na localidade da Prainha de Paquetá, no Bairro Mato Grande, soubemos que em uma operação ambiental conjunta, da Equipe da APA e Parque Estadual Delta do Jacuí – SEMA RS – junto com a PATRAM – são batalhões especializados da Polícia Militar, destinados a realização da polícia ostensiva de proteção ambiental – visando coibir a caça e criação de animais silvestre, bem como a criação de suínos sem mínima condição de higiene sanitária.

Conforme as fotos, vocês podem ver a condição sub-humana que as pessoas estão vivendo, bem como os animais. Foram realizadas uma grande apreensão de pássaros e notificações sanitárias para os proprietários dos suínos.

Para as equipes o local onde ocorreu a ação encontra-se em calamidade ambiental e sanitária. Com pessoas vivendo em meio ao lixo e dejetos, porcos comendo no lixo e suas próprias fezes.

A secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitárias serão comunicadas, o lixo tomou conta de tudo e está seriamente ameaçando a área de preservação estadual do Delta do Jacuí. É um lixão de descarte irregular a céu aberto, onde encontramos de tudo, porcos comendo lixo, caliça e todo o tipo de descartes, inclusive resíduos tóxicos. A situação exige uma providência urgente das autoridades, não uma maquiagem apenas na parte da Prainha, onde até a pouco tempo queriam colocar estátuas para santos, não é hora para isso, é tempo de vida digna para os moradores da região.

Pássaros capturados, criados e comercializados ilegalmente, e porcos criados comendo lixo e as próprias fezes
Descarte irregular de lixo está poluindo nosso mananciais e o Delta do Jacuí

O QUE DIZ A PREFEITURA

A criação ilegal de suínos no município está sendo combatida com ações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas a prática ainda é recorrente, principalmente nas áreas de maior vulnerabilidade social.

Em relação ao descarte irregular de lixo, apesar das operações realizadas, ainda há problemas em diversos pontos da cidade. Nesse sentido, está sendo realizada uma operação do Meio Ambiente junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação para selagem das ocupações irregulares nas áreas públicas. Existem, porém, situações também em áreas privadas, dificultando o processo.

A partir de segunda-feira (24), a fiscalização do Município será reforçada na Praia do Paquetá. Equipes do Meio Ambiente estarão na região, a fim de coibir práticas irregulares e, ao mesmo tempo, trabalhar a conscientização junto à população.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*