Entre recessos e retrocessos a cidade sucumbe
Por | Marco Leite
Cheguei em Canoas em 1978, tive o prazer de diagramar o livro da Lei Orgânica de Canoas, minha relação com a política da Aldeia é muito antiga. Como colunista, articulista e até assessor de vereador atuei na área por muitos anos, mas me confesso envergonhado, nunca nestes meus 45 anos de morador da cidade vi uma Câmara de Vereadores tão fraca.
O descalabro começa com vereadores que não sabem, sequer, ler direito um requerimento sério e que pede a cassação que poderá privar um vice-prefeito de exercer o mandato para o qual foi eleito.
Mas ler para que né?
Se os senhores edis estavam atentos aos seus celulares e redes sociais, enquanto o mal letrado balbuciava gaguejante o conteúdo que os vereadores deveriam estar atentos escutando. Mas não, possivelmente estavam lendo a guerrinha de CCs e ex-CCs nos comentários do YouTube da Sessão da Câmara. Mas é isso, o povo tem o que merece ou o que elegeu, nós somos os culpados, não vamos tirar o corpo fora.
Foram 18 votos a favor de prosseguir com a investigação de impeachment do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques contra dois contrários, os vereadores Abmael e Juares Hoy.
Mas mostrando o pouco que se importam com a comunidade o show continuou, o discurso da estrela da noite foi uma comédia, se não fosse uma tragédia, teve vereador que foi à tribuna por duas vezes para defender que a casa que um dia foi do povo não poderia dar prosseguimento ao impedimento do vice-prefeito. O edil estava com sangue nos olhos, parecia tão verdadeiro que quase me convenceu, juro, admitiu até que pulou de “la barca” em pleno pleito e deixou apoiar um candidato que apoiava para apoiar o outro que despontava como vencedor da eleição, admitiu uma traição e ainda citou os nomes dos “parças” que foram com ele.
É sério, ninguém me contou, eu vi e ouvi!
Com a eloquência e firmeza nas palavras, achei que o elevado orador iria votar contra o requerimento, mas aí…
VEIO MAIS UM RECESSO, que era de 10 minutos, nesse meio tempo fiz a janta, lavei a louça suja, sequei, guardei e voltei para o YouTube. E na tela do PC, o aviso de RECESSO continuava.
Eis que ressurgem os senhores das leis e da fiscalização de Canoas, expectativas foram criadas, afinal o grandão foi convincente em seu discurso com sangue nos olhos, por fim, veio a votação…18 a 2 pró requerimento.
E o fervoroso orador estava entre os 18 que votaram a favor.
Aí, senhores enganados leitores, está a prova do RETROCESSO de uma classe política que nos representa na casa legislativa de Canoas, no discurso são uns leões e na ação gatinhos fiéis ao senhor feudal que está com a caneta, não importa quem ele seja. O importante são os “interessessss”, a política dos conchavos às escuras durante um RECESSO e outro, é ali que o bebe chora por cargos e vantagens e a coitada de sua mamãe não vê, sabe nada do bebê a inocente mãe.
Não vou nem comentar se o requerimento de impedimento de Nedy é válido ou não, e se deveria parar ou prosseguir. O que não pode mais é a zombaria com a nossa cara que os legisladores estão fazendo com a população, fazem reforma da reforma, não é estranho em 30 dias 18 vereadores que eram a favor de uma coisa agora votarem contra e reformar tudo. Para ser simpático, vamos falar em falta de coerência com quem o elegeu. Mas eu não sou simpático, depois de ontem perdi a paciência, no RETROCESSO da política canoense, o RECESSO decide os rumos do córrego de lama que assola uma cidade sem rumo.
VEJAM COMO FOI A SESSÃO QUE APROVOU O PROSSEGUIMENTO IMPEACHMENT