SAÚDE EM CRISE | Secretário reconhece atraso pontual de honorários dos médicos PJs
A crise, de acordo com Aristeu, deve-se a baixa arrecadação de impostos e tributos municipais e o alto endividamento do Município, além de questões políticas diversas.
A diretora da Região Metropolitana do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Daniela Alba, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 26, com o secretário municipal de Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow. Na pauta, foram apresentados dados acerca de atrasos nos repasses à quitação dos valores dos médicos PJ junto aos hospitais Universitário (HU) e Pronto Socorro (HPSC).
Conforme levantamento feito pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), está ocorrendo o fracionamento dos honorários. O secretário reconheceu tal situação e afirmou que na terça-feira, 2 de maio, existe uma grande possibilidade de serem quitados os valores faltantes, oriundos de repasses do ICMS feito pela Fazenda Estadual.
A crise, de acordo com Aristeu, deve-se a baixa arrecadação de impostos e tributos municipais e o alto endividamento do Município, além de questões políticas diversas. A previsão da gestão em saúde é de que a equalização desta situação quanto aos atrasos e fracionamentos dos valores ocorra em até 60 dias.
Fonte | Simers
O QUE É UM MÉDICO PJ
O médico PJ é o profissional dessa área que optou por abrir a sua própria empresa, ter o seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e prestar serviços dessa forma. Em outras palavras, significa que ele não atua sob o regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), nem presta serviços como pessoa física.