O novo secretariado e o sumiço do vice
Por | Marco Leite
Acontece hoje, o prefeito Jairo Jorge, em coletiva a imprensa, anunciará o novo Secretariado de Canoas. O evento acontece no Paço Municipal, às 15h30min. finalmente o prefeito irá anunciar um segredo guardado a sete chaves, existem muitas especulações e, algumas, poucas certezas. A principal pasta e que gera grande curiosidade à população é a da saúde, onde Felipe Martini deverá ser o titular, e o atual secretário Aristeu Ismailow assumiria Secretaria Extraordinária de Gestão Hospitalar. Na Chefia do Gabinete do Prefeito o nome é de Celso Pitol. A imprensa será comandada por duas mulheres, Vivi Bauer irá atender diretamente ao gabinete do prefeito. Patrícia Augsten já assumiu o Escritório de Comunicação.
OUTROS POSSÍVEIS NOMES
O desembargador aposentado Orlando Heemann Júnior na Procuradoria-Geral do Município, Adriano Ponticelli pode permanecer de titular da Secretaria da Fazenda, Jéssica Estraich tem possibilidades de continuar na Secretaria da Administração e Planejamento, Deise Busato deve ficar Secretaria de Licitações e Contratos, Mário Cardoso na Secretaria de Relações Institucionais, Roberto Tejadas é um provável nome na Secretaria de Assistência Social, Fabiane Borba na Secretaria de Bem-Estar Animal. Um nome afastado pelo vice Nedy deve retornar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é César Augusto do Republicanos. Outra Republicana, Beth Colombo, continuará na Secretaria de Educação. No Meio Ambiente o presidente do PT, Victor Labes, permanecerá como titular. Letícia Boll Vargas, presidente estadual do PSD, fica na Secretaria de Esporte e Lazer, Lucas Lacerda na Secretaria de Serviços Urbanos. No CanoasPrev, o atual presidente do instituto é Rodrigo Mota, do PL, deve permanecer no cargo. A Fundação Municipal de Saúde deve permanecer sob o comando da enfermeira Miria Elisabete Bairros de Camargo. Outro que retorna para o Paço é Eliezer Pacheco, será o secretário da Cultura.
São algumas das possibilidades que tem sido aventada, mas certeza mesmo, só hoje, na coletiva de imprensa no Paço, quando o prefeito irá anunciar os nomes para comandar Canoas, se possível, até o final de 2024.
Da COMISSÃO PROCESSANTE DE IMPEACHMENT
O presidente da Comissão Processante que pede o impedimento do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques, Márcio Freitas, esclarece que, nem ele e nem o vereador Eracildo Linck estiveram no gabinete do vice para notificá-lo. Márcio continua, “a notificação está com agendamento para entrega no próxima sexta-feira, dia 05/05/2023, ás 11hs, no gabinete do vice-prefeito com o que pretendemos cumprir tais formalidades e assim dar seguimento ao procedimento da comissão processante”. O documento dá condições que o vice-prefeito possa exercer o seu direito ao contraditório e ampla defesa.
A conversa do dia de ontem, era de que Nedy não havia sido encontrado no Paço Municipal para ser intimado pela Comissão, só que o vice não está despachando em seu gabinete desde o dia 24 de abril, hoje completa 10 dias de afastamento.
O certo é que a comissão processante teria cinco dias para entregar a notificação ao vice, e após notificado, os membros teriam mais dez dias para apresentar o relatório recomendando, ou não, o prosseguimento do processo.
ENTENDA O CASO