Projeto autoriza contratação emergencial de até 283 profissionais para a área da Educação
A Prefeitura de Canoas enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que autoriza a contratação em caráter emergencial de até 283 profissionais para a área da Educação. O projeto foi votado e aprovado nesta quinta-feira (9).
A contratação tem em vista a urgente necessidade de professores para suprir a demanda existente na rede municipal de ensino, a fim de que se evite prejuízos pedagógicos por falta de docentes. Além do mais, com o chamamento emergencial, fica criado um cadastro reserva de profissionais, já que com o encerramento do prazo do último concurso em 14 março de 2022, faz-se necessário a complementação do atual quadro da rede.
Os professores contratados atuarão em regime de 20h semanais, pelo prazo determinado de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Serão chamados inicialmente até 132 Técnicos em Educação Básica – TEB, 96 Professores de Educação Básica – PEB I e até 55 Especialistas em Educação Básica, que devem preencher as lacunas abertas por carência no quadro de professores, decorrentes de afastamentos, readaptações, licenças de diversas naturezas e licenças por necessidade de saúde dos servidores.
Após a sanção do projeto pelo Prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, a Secretaria Municipal da Educação pretende concluir todo o processo de chamamento e análise de currículos em até 1 mês, a contar do prazo de lançamento do edital.
A secretária da Educação, Beth Colombo, lembra que o chamamento emergencial vem para sanar um déficit de profissionais, principalmente por conta dos pedidos de aposentadoria. “Nós tínhamos um concurso que foi realizado em 2014 com vigência de 2 anos, que foram prorrogados por mais 2. Ele venceria em 2021, mas com a pandemia foi prorrogado até março deste ano. Ao longo dos últimos meses, muitos profissionais foram chamados e alguns já estavam em outros concursos que não encaixavam na carga horária, outros estavam na rede privada ou não tinham mais interesse na vaga. O concurso venceu e nos obriga a lançar este edital de emergência para complementar o quadro”, lembra.
NOVO CONCURSO PREVISTO PARA SETEMBRO
A Secretaria da Educação está compondo o edital, que deve ser lançado em setembro para abertura de um concurso público para atuação na rede municipal de ensino. A seleção irá prever vagas em todas as modalidades da educação básica.
O novo edital deve ser lançado com a carga horária de 20h semanais, já que acaba por ser mais atrativo para os profissionais que poderão complementar a sua carga horária com outros concursos ou até mesmo na rede privada de ensino.
“Os concursos, antigamente, eram estruturados para que os professores assumissem por 40h semanais, o que muitas vezes prejudicava o desenvolvimento de projetos que eles pudessem vir a realizar e financeiramente, muitas vezes, impossibilitava o ganho salarial. Uma reivindicação antiga dos docentes”, destacou a secretária.
Atualmente, a Rede Municipal da Educação comporta cerca de 35 mil alunos e conta com 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e 39 Escolas Municipais de Educação Infantil. Todas as informações sobre as datas e as documentações necessárias estarão disponíveis no site da Prefeitura de Canoas.
Por | Escritório de Comunicação PMC